O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, visitou no sábado (17) as obras de construção da Estação Pirajá do Metrô de Salvador, às margens da BR-324, acompanhado pelo presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello, e por técnicos da concessionária CCR Metrô Bahia. Atualmente, mais de três mil operários trabalham no trecho entre o Bom Juá e Pirajá. A previsão é que até junho a linha 1 esteja operando da Lapa à Estação Pirajá.

“A visita é importante porque nós podemos constatar in loco o andamento das obras. A nossa preocupação especial é que os prazos sejam cumpridos. Então, tivemos reuniões com os técnicos para avaliar o andamento da estação, do pátio de manutenção e todo o conjunto de obras físicas dos elevados”, afirmou o secretário.

Ainda segundo Martins, as obras estão dentro do prazo e os objetivos fixados na concessão serão atingidos. Segundo os técnicos da concessionária, os operários trabalham em dois turnos para que as obras de Pirajá sejam entregues no prazo estabelecido pelo governo estadual. A área total de intervenções do Metrô em Pirajá é de mais de 150 mil metros quadrados.

De acordo com o secretário, a chegada a Pirajá é o “ápice” da linha 1, conforme estava previsto inicialmente no projeto do Metrô de Salvador. “A ligação entre a Lapa e Pirajá vai permitir que aqueles que mais precisam utilizem um transporte público de qualidade para se deslocar pela cidade”.

Trem do Subúrbio 

Na visita à linha de trem do Subúrbio da capital baiana, Carlos Martins e o presidente da CTB vistoriaram a recomposição do talude, em Plataforma, e a reforma da cabeceira da ponte São João, ambas realizadas pelo Governo do Estado. Na região conhecida como Mocotó, no bairro de Plataforma, uma das vias do trem estava interditada, o que implicava em mais tempo de viagem.