Com o investimento de R$ 100 milhões nos próximos dois anos, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) modernizará todos os processos de gestão nas unidades de saúde, o que eliminará, por exemplo, prontuários físicos e processos manuais de faturamento e recebimento.

O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (21), pelo secretário Fábio Vilas-Boas durante encontro com os dirigentes de hospitais e centros de referência da rede pública, no auditório do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no bairro do Cabula, em Salvador. “O objetivo é tornar a gestão da secretaria e das unidades de saúde 100% online. Mas, enquanto isto não for possível, as iniciativas de planejamento e disciplina orçamentária, bem como a elaboração de indicadores e metas serão desenvolvidas”.

Uma das estratégias para ampliar os recursos do Ministério da Saúde destinados à Bahia é aperfeiçoar os processos de notificação das Autorizações de Internação Hospitalar (AIH). Atualmente, estima-se que apenas 25% das internações feitas pelas unidades de saúde no estado sejam processadas no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus).

Isso gera créditos referentes aos serviços prestados de forma subdimensionada da realidade. Em 2014, no período de janeiro a novembro, foram apresentadas mais de 206 mil notificações. Com o propósito de incentivar o desenvolvimento de ações relacionadas à criatividade, produtividade, eficiência, economicidade e melhoria da qualidade do serviço público, será criado um Prêmio de Inovação na área da Saúde para as melhores iniciativas.