O novo comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão, recebeu a visita de Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê, e outros representantes do Ilê Aiyê no Quartel do Comando Geral, nos Aflitos, em Salvador, nesta segunda-feira (19). O encontro faz parte da filosofia de policiamento comunitário, que visa aproximar a Polícia Militar das comunidades, intitulada pelo comandante de ‘Corrente do Bem’.
O coronel destacou a importância da participação de todos os setores da sociedade para a realização de ações proativas com a finalidade de prevenir a prática de crimes, bem como uma melhor relação entre os policiais militares e o cidadão de bem. “Já temos preparado nossa tropa através dos cursos de formação para o tratamento com as comunidades carentes, onde 99,9% dos moradores são pessoas de bem e merecem ser tratadas cordialmente, respeitando as diferenças e agindo na legalidade”.
Líder do mais antigo bloco afro da Bahia, Antônio Carlos transformou a agremiação em uma entidade social, que vem afastando jovens da criminalidade no bairro da Liberdade e região, com apoio da Polícia Militar. “É com bons olhos que vemos um negro comandando a corporação baiana, e nosso objetivo aqui foi reforçar uma parceria já existente. O Ilê realiza alguns trabalhos sociais e, além das ações que a polícia já realiza, são importantes outras como palestras para os jovens sobre os malefícios do alcoolismo, das drogas. Estamos também nos colocando à disposição para palestras sobre as questões raciais e sobre comunidades carentes para a tropa”. A equipe do Ilê destacou ainda o papel do Teatro e do Canil da Polícia Militar, que sempre participam de ações da entidade e são bem recepcionados pela comunidade.