Com o tema ‘Pratas da Casa que Valem Ouro’, a tradicional Festa da Purificação começa nesta sexta-feira (23) e prossegue até 2 de fevereiro, em Santo Amaro, no Recôncavo. Entre as principais atrações, a cantora santoamarense Maria Bethânia faz jus ao tema da comemoração que promete atrair baianos e turistas. Realizada desde o século 18, a festa reúne o profano e o sagrado e tem como ponto alto a lavagem da Igreja Matriz.

A homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Purificação, tem intensa programação religiosa e musical. A Lavagem da Purificação inicia às 9h de domingo (25), com concentração em frente à casa da família Velloso, na Rua do Amparo, de onde o cortejo segue até a igreja. Baianas, charangas, grupos folclóricos e devotos se unem num ato de cultura, devoção e história. Vestidas com trajes típicos, as baianas lavam as escadarias do templo com água de cheiro. Após o ritual, elas percorrem as principais ruas da cidade, junto com os fiéis.

Sagrado
Durante os nove dias da celebração religiosa, a Igreja de Nossa Senhora da Purificação realiza cerimônias para homenagear a padroeira. A novena segue até 1° de fevereiro – com pausa apenas no dia da lavagem – e atrai devotos que participam de orações acompanhadas por músicas cantadas em latim, ao lado de um coral e músicos. Na segunda (2), às 17h, os fiéis saem em procissão pela cidade, levando mais de 30 andores com imagens de santos.
Profano
Dois palcos, instalados na Praça da Purificação, vão receber mais de 60 atrações musicais, sempre às 22h. O destaque é Maria Bethânia, no domingo (1°). O público confere ainda Harmonia do Samba, O Teatro Mágico, Olodum, Gerônimo, Luís Caldas, Fábio Júnior e Sine Calmon, entre outros. Não haverá apresentações musicais na segunda (26) e terça (27).
A praça também será palco para apresentações de grupos culturais do município, como samba de roda, capoeira, maculelê e bumba meu boi. Blocos puxados por trios desfilam pela Avenida Ferreira Bandeira nesta sexta, sábado e domingo (23 a 25). Os foliões terão oportunidade de brincar ao som de artistas e bandas baianas, a exemplo de Saulo e É o Tchan. Para mais informações sobre a festa, basta entrar em contrato com a Secretaria de Cultura e Turismo de Santo Amaro pelo telefone (75) 3241- 4972.