O ritual em que baianos e turistas percorrem oito quilômetros a pé, a partir da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, rumo à Colina Sagrada, acontece nesta quinta-feira (15), durante a Lavagem do Bonfim. Principal manifestação popular de Salvador, após o Carnaval, e com 261 anos de tradição, a festa reúne milhares de pessoas para reverenciar o Senhor do Bonfim, sincretizado como Oxalá nas religiões de matriz africana.

Puxado por baianas tipicamente trajadas, carregando jarros de água de cheiro – preparada com flores e folhas perfumadas nos rituais do Candomblé -, a caminhada está prevista para ser iniciada, às 8h, na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. O cortejo une devotos católicos e do culto afro, com pedidos de bênçãos e agradecimento por graças alcançadas.

Enquanto os participantes seguem para a Colina Sagrada, onde fica a Igreja do Bonfim, no bairro de mesmo nome, por volta das 9h um show de músicas religiosas, no adro da templo, prepara o público para a bênção na chegada do cortejo, previsto para as 12h.

Água de cheiro

Ponto alto das homenagens, a acolhida das baianas pela Devoção do Senhor do Bonfim e entrega das vassouras para a lavagem das escadarias e adro são momentos que muita gente aproveita para molhar a cabeça com água de cheiro, num gesto de fé, esperança e purificação. No dia da festa não é permitida a entrada de visitantes no templo, mas a imagem do santo fica próxima à porta principal, até às 18h, para veneração dos fiéis.

Até 28 de fevereiro, a igreja fica aberta das 7 às 21h. Nas sextas-feiras e domingos, a primeira missa é celebrada às 6h30. As mudanças ocorreram para atender aos fiéis e turistas que visitam o templo a Basílica nesta época.