Missas e procissão fazem parte da programação que celebra o dia do Senhor do Bonfim, neste domingo (18), e encerram as festividades religiosas dedicadas ao santo, que teve início com o novenário no dia 8. Após a famosa lavagem ocorrida na quinta-feira (15), que reuniu cerca de 1 milhão de pessoas, baianos e turistas voltam a render homenagens ao padroeiro, sincretizado como Oxalá nas religiões de matriz africana.

O domingo festivo tem início com alvorada e repique de sinos às 4h30. Em seguida, haverá missas nos horários de 5h, 6h e 7h30. Às 9h, a recitação do terço da misericórdia antecede a missa solene, presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, que acontece às 10 h.

Às 16h, ocorre a Procissão dos Três Pedidos, com saída da Igreja dos Mares, passando pelo Largo de Roma, em direção à Colina Sagrada, onde fica a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. Na chegada, os fiéis dão três voltas em torno da basílica e fazem três pedidos. Já a bênção do Santíssimo Sacramento está prevista para 18h, encerrando a programação.

Até o dia 28 de fevereiro, a Basílica do Bonfim fica aberta das 7 às 21h. Às sextas e domingos, a primeira missa tem início às 6h30. Segundo a Secretaria do Turismo do Estado (Setur), as mudanças ocorreram para atender aos fiéis e turistas que visitam o templo.