Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Governo do Estado discutiram ajustes finais no Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) Baía de Todos-os-Santos, em reuniões realizadas esta semana na Secretaria do Turismo (Setur). Fomentar o turismo náutico e cultural com qualificação profissional e melhorias em infraestrutura turística é o objetivo do projeto.

Entre as novas propostas, estão intervenções na Orla Suburbana de Salvador, no trecho entre Periperi e Praia Grande, com revitalização no entorno do VLT e nos acessos à orla, além de dragagem no canal de acesso ao Terminal Marítimo de Mar Grande, em Vera Cruz. O investimento total do projeto, que irá contemplar, ao menos 18 municípios, é de U$ 84,7 milhões, dos quais US$ 33,9 milhões de contrapartida do governo.

O BID solicitou estudos complementares para incluir a orla portuária de Ilhéus e a orla fluvial de Itacaré, na região sul, ao Prodetur Bahia. Segundo o secretário estadual do Turismo, Nelson Pelegrino, a expectativa é que as obras comecem após a vinda da próxima missão, marcada para 12 e 13 de março, quando será entregue a documentação solicitada. “A reunião foi muito produtiva e estamos otimistas. Nos próximos 40 dias, estaremos empenhados nos estudos solicitados para podermos dar início às obras”.

Além da especialista líder de Turismo do BID, Adela Moreda, e da chefe de equipe do Prodetur Bahia, Annete Killmer, participaram das reuniões o secretário da Casa Civil do Estado, Bruno Dauster; o superintendente de Investimentos em Polos Turísticos (Suinvest) da Setur, Fernando Ferrero; o prefeito de Itacaré, Jarbas Barros; o secretário do Turismo de Itacaré, Júlio Oliveira; e equipes técnicas da Setur, Casa Civil e Prodetur Bahia.