A estudante Mariana Albuquerque, 14 anos, que participou nesta quarta-feira (8) do ciclo de palestras sobre ‘Educação para o Trânsito’, na Escola Municipal Edvaldo Machado Boaventura, em Camaçari, expressou o entusiasmo com a atividade. “Nunca tivemos palestra sobre trânsito aqui na escola. Com certeza, vou usar no meu dia a dia tudo que aprendi hoje”.

Promovido por educadores do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), o ciclo faz parte do projeto ‘Caravana do Detran’ e objetiva levar às escolas informações sobre a legislação de trânsito, despertando os alunos para o papel do cidadão na sociedade.

“Como o tema ainda não faz parte da grade curricular das escolas, ensinamos como atravessar a faixa de pedestre, não conduzir veículo ciclomotor sem habilitação, entre outras condutas. Nosso papel é plantar uma semente de consciência neles”, explicou o instrutor do Detran, Paulo Henrique Rebelo.

Se depender da aluna Jennifer Campos, 15 anos, o trânsito será diferente no futuro. Concentrada nas explicações do instrutor, ele disse que “precisamos estar atentos quando formos atravessar a rua, pois, assim como os motoristas, os pedestres também podem causar acidentes e as consequências são terríveis”.