Outubro, mês das crianças, também é o mês do Festival Xistinho – Arte, Brincadeira e Traquinagem. Em sua quarta edição, o evento, que acontece no Espaço Xisto Bahia – gerido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) –, novamente oferece uma programação rica e diversificada, voltada para a valorização das crianças como agentes de transformação social. O projeto pretende atingir uma média de sete mil pessoas, entre artistas, mobilizadores, profissionais de educação, famílias e, principalmente, as crianças.

A abertura do Festival Xistinho acontece nesta quarta-feira (30), às 19h, com a apresentação gratuita do Grupo Wadõ, composto por jovens que pesquisam as sonoridades da cultura japonesa. Em seguida, será servido um caruru para adultos e crianças convidados, em celebração às infâncias de nosso estado. As sessões mediadas acontecem gratuitamente às quartas, quintas e sextas, enquanto a programação aberta ao público em geral acontece aos sábados (16h) e domingos (11h e 16h). As noites de sexta, sábado e domingo são reservadas às Sessões Família, com apresentações alternadas de música ou teatro adulto, com ingressos populares.

Tendo como principal objetivo despertar o interesse e fortalecer o hábito do consumo cultural para pessoas de todas as idades, os espetáculos são destinados a crianças em contexto escolar ou que venham acompanhadas de seus familiares. "O entendimento de que a cultura é realmente um direito do ser humano precisa permear nossa formação desde a 1ª infância, onde começamos a valorizar o que é importante para nosso desenvolvimento enquanto sujeito", disse a coordenadora do Espaço Xisto Bahia e idealizadora do projeto, Isabela Silveira.

Este ano, ao ter as atividades concentradas no Espaço Xisto Bahia, o evento dá ainda mais ênfase à importância da fruição estética como peça chave na formação plena dos cidadãos desde a Infância. Desse modo, diversas linguagens artísticas compõem a programação, com espetáculos de teatro, circo, shows musicais, exibições de curtas-metragens, exposição de quadrinhos além, é claro, das já conhecidas atividades lúdico-recreativas que são realizadas no foyer do espaço.

Programação diversificada

As ações envolvem instituições de ensino, profissionais de educação, famílias e artistas de diversas áreas, a fim de fortalecer o sentimento de cidadania, auto-estima e pertencimento do público participante. Ao todo, serão 36 espetáculos. Antes das apresentações, serão exibidos os curtas-metragens baianos ‘Balu’ e ‘Sonhos’, da Plano 3 Filmes, que trazem crianças como protagonistas. No foyer, a exposição de quadrinhos ‘Astronauta’, de Lila Cruz, traz 20 ilustrações.

No dia Dia das Crianças – que este ano cai numa segunda-feira – as atividades serão totalmente gratuitas, se concentrando nos turnos matutino e vespertino, começando com um Encontro de Domingo especial, apresentando o espetáculo ‘O pequeno imperador’. Em seguida, às 17h, é o momento da peça para toda família ‘Os meninos de Oz’, que integra a programação do Festival do Teca Teatro (Festeca).

Parcerias

A edição 2015 investe ainda mais nas parcerias com outros agentes de Cultura Infância locais, como o próprio Festeca, que responde pela curadoria de alguns espetáculos, além da realização de oficinas nas salas de ensaio do Xisto; e a Empresa Livre Comunicação, capitaneada pela produtora Fabiane Beneti que, ao lado do arte-educador Enjolras de Oliveira, realiza o projeto ‘A gente se encontra no teatro’, que segue de outubro a fevereiro de 2016 no espaço.

Ao longo de quatro domingos e também no Dia das Crianças, as manhãs serão ocupadas, a partir de 9h, com o famoso café-da-manhã regional, desenho na parede e brincadeiras conduzidas pela Cia. de Revista da Bahia. A ideia é tornar o ambiente sempre amigável à criança no livre exercício de sua ludicidade.

Os ingressos para as atividades dos finais de semana poderão ser adquiridos com antecedência na bilheteria do Espaço Xisto Bahia. Os preços variam entre R$10 e R$ 20, com a possibilidade da aquisição do passaporte família e condições especiais para integrantes do programa Xisto Amigo e moradores dos Barris.