Os 1.700 estudantes do Colégio Estadual Aliomar Baleeiro, no bairro de Pernambués, em Salvador, realizam até esta quinta-feira (1º) uma grande celebração de aprendizado e união escolar. Com o tema ‘Diversidade e não às drogas’, o evento foi aberto oficialmente nesta quarta (30) com a Gincana da Primavera e apresentação das equipes e jogos pedagógicos.

No total, são 12 equipes dos turnos matutino e vespertino, abrangendo os ensinos fundamental e médio, com o objetivo de realizar uma festa que une alunos, professores, funcionários e comunidade, como explica a diretora Andreia Passos. Com o tema, o colégio busca, segundo Andreia, “mais cidadania, respeito ao próximo, trabalho em equipe e solidariedade. Ainda vamos entregar notas fiscais e alimentos arrecadados às instituições de caridade”.

Laís de Almeida, 16 anos, do 1º ano e integrante da equipe ‘A Liga’, enfatizou que a ideia do projeto foi misturar os alunos das séries para passar à população a nossa união. “Estamos muito contentes com toda essa festa e vamos mostrar o nosso comprometimento com a aprendizagem”.

Com provas que abrangem conhecimentos gerais, esportes e jogos, a Gincana também promoveu ações que incentivam a responsabilidade do estudante com a escola. “Na verdade, já estávamos, durante a semana, realizando algumas provas como limpeza e manutenção da escola e criação de uma horta, ou seja, revitalizar nossa unidade é valorizar o lugar em que aprendemos”, disse Iana Souza, 18, integrante da equipe ‘Império’.

Sempre atuante na escola, a auxiliar de cozinha Joselina Mendes, mãe da estudante do 6º ano, Júlia Mendes, ressaltou que os pais devem acompanhar o cotidiano dos filhos na escola. “Sei que nem sempre todos podem estar próximos, mas é sempre importante reservar um momento para vir à escola e ver a participação do seu filho. O colégio também está de parabéns pela ação que envolve todos”.