Na estação do ano em que a cultura está mais efervescente em Salvador, o Museu Carlos Costa Pinto, uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), oferece sessões de cinema, música clássica e oficina infantil de confecção de máscaras de carnaval no mês de janeiro. As ações são gratuitas e a preços populares.

Nesta quinta-feira (7), às 15h, o Projeto Matinée no Museu exibe o longa Sempre no Meu Coração (1942), do diretor Jo Graham. A trama retrata temas como família, música, união e superação através do protagonista Mackenzie Scott em sua saída da prisão. A ação retorna no dia 21 também às 15h, com o filme Nós, as Mulheres (1953). A montagem de Roberto Rossellini narra a vida de atrizes consagradas da época que interpretam a si mesmas em momentos em que não estão estrelas, e sim pessoas comuns em seu dia-a-dia. As entradas custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Na sexta-feira (8), às 16h, a camerata Bahia Cordas, da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), apresenta seu repertório que contempla desde a música barroca (Bach, Vivaldi, Pachelbel, Corelli), a música sacra e popular até composições dos próprios integrantes do grupo. A entrada é franca.
A criançada não vai ficar de fora da programação. Nos dias 27 e 28 de janeiro, às 15h30, o museu apresenta a 8ª edição da Oficina de Férias, com a temática Máscaras de Carnaval. As oficinas, realizadas pela arte educadora Liege Galvão, acontecerão no pátio externo do Museu, para crianças de 5 a 10 anos (acompanhadas com o responsável).

Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult)