Até o próximo dia 15, os moradores do Nordeste de Amaralina podem aproveitar a presença do SAC Móvel na localidade, instalado ao lado da 40ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), para tirar segunda via da carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e antecedentes criminais. Ainda este mês, a unidade itinerante visitará os bairros de Santa Cruz , Calabar e Águas Claras. Todas essas comunidades são atendidas pelas Bases Comunitárias de Segurança do programa estadual Pacto pela Vida.
A recepcionista Eliane Pereira não perdeu tempo e já tirou a segunda via da carteira de identidade. “Eu vi que o SAC Móvel chegou na última segunda-feira (4). Hoje eu trouxe os documentos necessários, vim cedo para cá, peguei a senha e já saí com o documento pronto. Foi rápido e não precisei ir à Barra, ou ao Shopping Bela Vista, enfrentar filas maiores e ainda gastar dinheiro de passagem. Esse serviço é essencial para quem mora aqui”, afirmou.
Diogo Oliveira, 22 anos, conseguiu dar entrada na carteira do trabalho. “Cheguei cedo, já sabia dos documentos que precisava trazer e fui atendido com rapidez. Agora ficará mais fácil de conseguir um trabalho. Já posso procurar emprego com carteira assinada. Valeu muito a pena, foi ótimo”, disse.
O sub-comandante da 40ª CIPM, tenente Soares Filho, explicou que os trabalhos desenvolvidos e os serviços que chegam aos moradores por meio do programa Pacto pela Vida aproximam a polícia da comunidade. “Tivemos aqui o rastreamento do câncer de mama, serviço odontológico, temos um trabalho de condicionamento físico para a terceira idade, orientamos crianças, adolescentes e jovens a não se envolverem com a criminalidade, e com isso nos aproximamos dos moradores. Eles passam também a confiar na gente. O resultado é uma queda no índice violência na região”.
Documentos necessários
Para a segunda via da carteira de identidade, única que pode ser feita no SAC Móvel, são distribuídas 120 senhas por dia e é necessário apresentar duas fotos 3×4 recentes com fundo branco e certidão original de nascimento ou casamento. Para a carteira de trabalho, são 25 atendimentos diários e são necessários CPF, comprovante de residência e, se possuir, título de eleitor. Já para a segunda via da carteira de trabalho, são necessários os mesmos documentos, além da carteira antiga ou boletim de ocorrência com o registro do extravio.
Para o CPF é preciso estar de posse da identidade em bom estado e um comprovante de residência. Se a pessoa for menor, deve ir acompanhada do responsável devidamente identificado.
Outras localidades
Ainda este mês, a Rota 1 do SAC Móvel atende às Bases Comunitárias de Santa Cruz, com atendimento de 18 a 23 de janeiro; Calabar, nos dias 25 e 26 de janeiro; e Águas Claras, nos dias 28 e 29 de janeiro.
Na Região Metropolitana, a Rota 2 visita Madre de Deus, até 15 de janeiro; e Dias D’Ávila, do dia 18 de janeiro até 1° de fevereiro. Na capital, no bairro da Ribeira, a carreta estará presente até 13 de janeiro; seguindo para atendimento em Itapagipe, no período de 18 de janeiro a 2 de fevereiro.
O atendimento obedece a ordem de chegada dos usuários. Mais informações no Portal SAC e pelos números 0800 071 5353 (ligação gratuita de telefone fixo) ou 4020 5353 (custo de ligação local com DDD 71).
Repórter: Raul Rodrigues