Com o investimento de R$ 110 mil, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vai inaugurar, em fevereiro, uma nova unidade de coleta de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), localizada na unidade do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do bairro de Cajazeiras, em Salvador.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, visitou as obras, que estão em fase de acabamento, nesta terça-feira (5). “Este é um projeto piloto, a partir de uma iniciativa conjunta das secretarias da Saúde e da Administração, e tem como objetivo diversificar os pontos de doação e alavancar os estoques de bolsas de sangue no estado”, afirmou o secretário.

De acordo com o diretor geral da Hemoba, Marinho Marques, o posto terá capacidade para coletar até 120 bolsas diárias. As próximas unidades da Rede SAC que deverão contar com unidades de coleta de sangue estão localizadas nos municípios de Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana.

Solidariedade

Segundo dados da Fundação, todos os tipos de sangue estão com bolsas em estado crítico, o que geralmente ocorre nos meses posteriores a períodos festivos e de férias. Atualmente, a Hemoba é composta por 24 unidades de coleta espalhadas pelo estado, além de duas unidades móveis. O sangue coletado é processado e distribuído para aproximadamente 350 hospitais da rede pública e, em alguns casos, também abastece o setor privado.

Quem pode ser doador

Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, deverão estar acompanhados pelo responsável legal. Não é recomendada a doação para o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os dez anos de idade, ou mulheres grávidas ou que estejam amamentando.