Com o objetivo de oferecer ao público acesso à música popular e erudita no período natalino e no verão de Salvador, o Centro Histórico recebe o projeto Cameratas da Osba no Pelô – do popular ao erudito. As primeiras apresentações acontecem no mês de dezembro, confirmadas nos dias 10, 12, 13 e 17. As atividades, que se estenderão até o mês de janeiro, serão realizadas em parceria do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) com a Osba.

O projeto é formado pelos grupos Opus Lumen, Bahia Cordas, Quarteto Novo e Quadro Solar e será apresentado em igrejas do Centro Histórico de Salvador. Todas as apresentações serão precedidas pelo cortejo do Terno de Reis Eterna Juventude, formado por pessoas idosas. Os ternos contam a história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus, encenando o verdadeiro espírito natalino.

Na terça-feira (10), a abertura do projeto ficou por conta do sexteto de sopros e percussão Opus Lumen, na Igreja Santo Antônio Além do Carmo. Antes disto, às 18h30, o Terno de Reis Eterna Juventude se apresenta no Largo de Santo Antônio Além do Carmo, saindo do Forte. Quinta-feira (12), o terno sairá da sede do CCPI (Casa 12, Largo do Pelourinho), às 16h30, em direção à Igreja da Misericórdia para a apresentação do quinteto Bahia Cordas, às 17h.

Sexta-feira (13) a programação o cortejo sai do CCPI às 17h30, para a apresentação na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco do Quarteto Novo, de sopros e cordas. O último concerto de dezembro será no dia 17, terça-feira, do quinteto Bahia Cordas, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, às 17h, após o tradicional desfile do Terno de Reis Eterna Juventude, que sai novamente do CCPI. Todas as apresentações são gratuitas e a programação de janeiro será divulgada em breve.

O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQI+, infância e idosos. Coordena o projeto Pelô da Bahia, responsável pela programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.

Programação – Cameratas da OSBA no Pelô

12 de dezembro, quinta-feira
16h30 – Terno de Reis Eterna Juventude
Local: Centro de Culturas Populares e Identitárias

17h – Bahia Cordas (Quinteto de Cordas)
Local: Igreja da Misericórdia – Rua da Misericórdia, 06 – Centro Histórico

13 de dezembro, sexta-feira
17h30 – Terno de Reis Eterna Juventude
Local: Centro de Culturas Populares e Identitárias

18h – Quarteto Novo (Sopros e cordas)
Local: Igreja da Ordem Primeira de São Francisco

17 de dezembro, terça-feira
16h30 – Terno de Reis Eterna Juventude
Local: Centro de Culturas Populares e Identitárias

17h – Bahia Cordas (Quinteto de Cordas)
Local: Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – Largo do Pelourinho, s/n – Pelourinho


Fonte: Ascom/ Secult