Educação Profissional e tecnológica

As aulas dos 38 cursos técnicos de nível médio na forma de articulação da Educação Profissional Subsequente ao Ensino Médio (PROSUB), destinados a 77 unidades escolares, em 25 Territórios de Identidade da Bahia, foram iniciadas de forma semipresencial, nesta segunda-feira (16), seguindo todos os protocolos de segurança. A Secretaria da Educação do Estado ofertou 8.750 mil vagas, com a formação de 186 turmas. Dentre os cursos estão: Segurança do Trabalho; Recursos Humanos; Edificações; e Informática. A iniciativa visa proporcionar aos jovens e adultos egressos da rede estadual de ensino mais oportunidades de qualificação profissional para a inserção no mundo do trabalho.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, falou da importância da oferta dos cursos. “Esta nova oferta se soma às demais ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo da Bahia, a exemplo dos cursos do Programa Educar para Trabalhar, para fortalecer a política de expansão da Educação Profissional e Tecnológica na rede estadual. São diferentes cursos voltados para a formação profissional dos estudantes e egressos da rede estadual de ensino”, destacou.

O estudante João de Santana, 33, optou em fazer o curso técnico de nível médio em Segurança do Trabalho, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Chapada Diamantina II, em Morro do Chapéu, para ter novas possiblidades profissionais. “Com o advento da energia eólica na região, tenho a possibilidade de conseguir uma boa colocação no mundo do trabalho. Sou graduado em Geografia e fiz um curso de Gestão de Recursos Humanos e creio que esse curso vai agregar muito conhecimento. Sou ex-aluno do CETEP e tenho boas referências do curso, pois conheço amigos que já fizeram e estão atuando na área”, comentou.

A estudante Débora Cerqueira, 27, também está animada com as aulas do curso técnico em Recursos Humanos, no CETEP da Costa do Descobrimento, em Eunápolis. “Sempre tive interesse em fazer esse curso e fiquei muito feliz quando fui contemplada com uma vaga. Esta é uma grande oportunidade para eu aprender bastante e me destacar no mundo do trabalho, pois já fiz um curso de Auxiliar de Pessoal”, afirmou.

Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado