Em busca de investimentos para a expansão do agronegócio baiano, o governador Rui Costa apresentou, nesta quarta-feira (25), possibilidades de negócios ligados ao setor para quatro fundos de investimento de Abu Dhabi, capital do Emirados Árabes, nona cidade visitada pela missão internacional iniciada no dia 18 desse mês. Produtores de soja, algodão e milho do Oeste baiano participaram da apresentação sobre a capacidade produtiva e a qualidade dos produtos desta região do estado.

A comitiva baiana foi recebida pelo YAS Holding, o Fundo ADIA, a Câmara de Comércio e Indústria de Abu Dhabi e o fundo de investimentos Mubadala. Sem terras disponíveis para cultivo e com escassez de água em seu território, os Emirados Árabes importam todos os alimentos que consomem. A última reunião do dia foi no Fundo Mubadala, que recentemente adquiriu a Refinaria Landulfo Alves, em São Francisco do Conde. Eles buscam ampliar para outras áreas os investimentos no estado, como a distribuição de gás, energia renovável e serviço de saneamento básico.

Nesta sexta-feira (28), a comitiva baiana retorna a Dubai, onde tem o último dia de encontros desta missão internacional que começou em Berlim, na Alemanha, e já passou pelo Cazaquistão, República Tcheca e está sendo finalizada nos Emirados Árabes.