Alagoinhas é o primeiro município a receber a Caravana de Interiorização do Programa Bahia.Estado Voluntário. A iniciativa será realizada nesta terça-feira (23) e visa apresentar o programa estadual às cidades interioranas e atuar como uma ferramenta de facilitação e amparo aos novos projetos sociais através da plataforma de cidadania, assim como captar e capacitar voluntários para as ações. A estimativa é que a caravana chegue em 16 municípios baianos.

Kátia Camillo, coordenadora da Plataforma Bahia.Estado Voluntário, reforça a importância da atuação do programa e explica a necessidade de ampliar a atuação no interior. “Fazer o bem sem ver a quem, essa é a essência do trabalho voluntário. Precisamos, sobretudo nesse momento de pandemia, ampliar nossas ações para alcançar cada vez mais pessoas necessitadas. Por isso estamos concentrando esforços para chegar a outros municípios no interior do Estado”, declarou.

A plataforma www.estadovoluntario.ba.gov.br possibilita a intermediação entre voluntários e entidades. Os candidatos que pretendem atuar em um trabalho voluntário devem fazer seu cadastro na ferramenta, informando as suas áreas de interesse e os horários disponíveis. Já as entidades públicas ou privadas cadastram seus projetos e informam quais são as necessidades de colaboradores. Quando os dois lados coincidem, a plataforma faz a intermediação. Lançado em 2019, o programa alcançou a marca de mais de quatro mil voluntários cadastrados, além de projetos de entidades públicas e privadas. A plataforma de cidadania foi desenvolvida conjuntamente pela Secretaria da Administração (Saeb) e pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).