Boca de Afofô #18 Notícias do Dois de Julho na Bahia: As várias festas dentro da festa – com Milton Moura

Festa cívica carrega símbolos de resistência.

Ouça no seu app favorito

SpotifyGoogle PodcastsiHeartRadioPodcast AddictAmazon Music

No último episódio da temporada, Clíssio Santana recebe o professor Milton Moura. Com graduação em Filosofia na PUC-RJ, Milton fez Mestrado em Ciências Sociais e Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas na UFBA. Realizou Pós-Doutoramento em História na UFPE. É professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História e em Cultura e Sociedade da UFBA. Coordena o Grupo de Pesquisa O Som do Lugar e o Mundo. Tem publicado sobre temas relacionados à História da Festa, sobretudo o Carnaval de Salvador, o caboclo de Itaparica e as Festas de Independência em Cartagena de Índias.

Hoje, nosso convidado fala a respeito de festas, festividades e, sobretudo, a do Dois de Julho na Bahia, festa cívica com enorme apelo popular que carrega consigo inúmeros símbolos de resistência. Discute as principais personagens do Dois de Julho, disputas de narrativas em torno do processo de Independência. Nos comunica as diversas festas, dentro da festa e de como cada cidade da Bahia tem seu jeito e maneiras próprias de comemorar essa data. E, também, os importantes signos ancestrais encontrados nas figuras do Caboclo e da Cabocla.

Boca de Afofô, um podcast com a cara da Bahia, falando sobre história, cultura e sociedade. Produzido pela Biblioteca Virtual Consuelo Pondé (BVCP), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), com um novo episódio toda quarta-feira. Confira todos os episódios também no site da BVCP.