A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) acabam de fechar um termo de cooperação técnica que prevê a realização, ao longo dos próximos três anos, de uma série de ações voltadas para aprimorar a cadeia de compras públicas do Estado. O documento vai garantir a continuidade de uma parceria desenvolvida pelos dois órgãos desde 2016, viabilizando, entre outras iniciativas, o trabalho de avaliação técnica do Catálogo de Materiais do Estado, além de análises de amostra de materiais e a capacitação dos gestores de suprimento dos mais diversos órgãos do Estado.

“A parceria com o Ibametro é hoje essencial para manter atualizados os nossos processos, desde a aquisição até o recebimento de materiais”, afirma Priscila de Araújo Gomes, que atua na área de Registro de Preços, da Diretoria de Material da Saeb. De acordo com ela, o Catálogo de Materiais do Estado conta hoje com aproximadamente 17,9 mil itens ativos no cadastro para atender as necessidades dos órgãos da administração direta e indireta, incluindo desde materiais de higiene e escritório até pneus. A proposta é de que, sempre que necessário, a equipe do Ibametro realize análise técnica e revisão das descrições de itens do catálogo que estão sob a sua competência técnica, sugerindo inclusive a opção por produtos sustentáveis. Além disso, no presente foram inseridos para análise os itens de uso comum mais utilizados pelas unidades e que são inseridos nos processos licitatórios de Registro de Preços gerenciados pela Diretoria de Material.

Já os treinamentos técnicos fornecidos pelo Ibametro serão voltados para os gestores dos 407 almoxarifados mantidos pelo Estado, entre outras lideranças da área de suprimento dos órgãos estaduais. A previsão é realizar uma capacitação por semestre, com conteúdos voltados para aprimorar a avaliação que os profissionais dos almoxarifados fazem dos produtos adquiridos nas compras públicas.