O Cadastro Unificado de Fornecedores Digitalizado (CAF Digital) completou seis meses de implantação com um balanço positivo. A ferramenta foi criada para facilitar e agilizar o cadastro de empresas e pessoas físicas que desejam fornecer para o Estado. A superintendente de recursos logísticos da Secretaria da Administração, Liliane Britto, informa que “o CAF Digital já recebeu e deferiu 18 mil solicitações de fornecedores, entre cadastros novos e atualizações. A digitalização do cadastro gerou uma economia de R$ 638 mil para os cofres públicos, com a redução de despesas de transporte, impressão, papel, dentre outras”.

A ferramenta permite que fornecedores façam seus cadastros pela internet, de forma 100% digital, utilizando apenas um computador ou um dispositivo móvel como celular. Antes do CAF Digital, para fazer o cadastro, interessados em fornecer para o estado precisavam reunir a documentação em papel e levar até uma das unidades do Serviço de Atendimento ao Fornecedor (SAF). Outra opção era enviar pelos correios ou e-mail.  

A Secretaria da Administração mantinha 15 postos de atendimento distribuídos pelo Estado, para recepcionar a documentação exigida. Atualmente restam apenas quatro unidades para prestar apoio e tirar dúvidas dos fornecedores. Toda essa estrutura física gerava custos para os cofres públicos e fornecedores e consumia tempo com deslocamentos. O modelo antigo também resultava em despesas com correios, armazenamento de documentos, impressão, papel e outros. Agora, basta acessar o sistema de compras eletrônicas do Estado, através do endereço Comprasnet.Ba.