Em visita a Gandu, nesta terça-feira (22), o governador Rui Costa assinou ordem de serviço para a recuperação de mais de 47 quilômetros da BA-120, no trecho entre o município e Ibirataia, beneficiando 157 mil pessoas. Na ocasião, acompanhado do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, Rui autorizou a ampliação e modernização do Colégio Polivalente, com implantação de 36 salas, laboratórios, biblioteca, auditório e complexo esportivo.

Após a reforma, que conta com um investimento de mais de R$ 6 milhões em obras, o Polivalente terá estrutura com refeitório, setor administrativo e quadra poliesportiva coberta, vestiários e campo society com arquibancada e pista de atletismo para receber melhor os alunos matriculados na unidade. A Secretaria da Educação do Estado também foi autorizada a firmar convênio com o município de Gandu para construção de uma escola municipal e de três quadras poliesportivas cobertas, nas escolas municipais Manoel Timóteo, Padre Vieira, e Enelice Santos Baiardi. Também foi autorizada a implantação de um campo de futebol society do Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul.

Ainda durante a visita, o governador anunciou diversas obras que vão ajudar na reconstrução do município, um dos mais atingidos pelas enchentes causadas pelas chuvas. Foi autorizado um convênio para a construção de 124 unidades habitacionais e o Governo do Estado irá realizar a pavimentação de diversas ruas. Também foram autorizados convênios com a prefeitura para pavimentação e drenagem do entorno do estádio, para a construção de pontes no Bairro Beira Rio e na Rua do Sapo e a ponte Eliseu Leal; para ampliação de Sistema Integrado de Abastecimento de Água nas localidades de Tararanga e Baixa do Sapo, beneficiando 110 famílias; e para construção do novo laticínio com capacidade de processar 10 mil litros de leite por dia, em parceria com a Cooperativa de Leite da Região de Gandu (Coolerg).

O governador inaugurou ainda uma Unidade Polivalente de Beneficiamento de Frutas e assinou ordem de serviço para a construção de Sistemas de Abastecimento de Água nas localidades de Fazenda Josivan, Fazenda Josivan II, Jericó I, Jericó II, Barra do Monte Alegre e Barra Dois, beneficiando 278 famílias. Foi autorizado também o processo licitatório para ampliação e melhorias no Sistema de Abastecimento de Água de Gandu e a perfuração de poços no Soen e Monte Alegre. No total, o município de Gandu foi contemplado com um aporte de  R$ 75,9 milhões para a execução das obras estaduais.