Em seu segundo dia, a Feira Cidadã promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) segue oferecendo serviços de saúde e cidadania a centenas de pessoas do município de Seabra, na Chapada Diamantina, neste sábado (5). Esta é a 53° edição da feira, a primeira desde a suspensão do projeto por conta da pandemia da Covid-19. Em 2019, a iniciativa realizou 372 mil atendimentos e, no ano de 2020, em duas edições, foram promovidos 9 mil atendimentos.

Na sexta-feira (4), foram realizados 800 atendimentos, entre consultas e procedimentos odontológicos, aferição de pressão arterial e de glicemia, além de exames de mamografia para mulheres com idade entre 49 a 65 anos. A expectativa é que, neste sábado (5), último dia do evento, seja atendido o mesmo número de pessoas. Já os serviços de odontologia continuarão até a próxima terça-feira (8) e vão atender 240 pessoas, por dia.

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

A dona de casa Roseli Rosa acordou cedo e foi uma das primeiras atendidas na ala odontológica. “É um serviço maravilhoso que estava fazendo muita falta aqui na região da chapada. As pessoas precisam desses atendimentos e, muitas vezes, não podem pagar ou se locomover para regiões em busca deles”.

Cidadania

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) disponibiliza emissão de 2ª via da carteira de identidade, emissão de antecedentes criminais, inscrição no CPF, cadastramento da biometria do título de eleitor e o balcão de atendimento do Governo do Estado.

Com 90 anos, Belzair Silva aproveitou a feira para tirar a carteira de identidade pela primeira vez. “Nunca tive oportunidade, e com esse evento perto de minha casa, minha filha resolveu me trazer para fazer a minha primeira identidade”, revelou.

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Segurança

Em Seabra, os protocolos de segurança são seguidos pela organização do evento para evitar aglomeração, como a disposição das cadeiras com afastamento. O atendimento está condicionado à comprovação de vacinação contra a Covid-19 e ao uso de máscara.

Repórter: Tácio Santos