Foto: Divulgação/Saeb

A senha está em mãos e agora só falta concretizar o atendimento. Essa é a realidade de milhares de cidadãos, diariamente, nos postos SAC pela Bahia. O momento entre a chegada à unidade e a realização do atendimento em si passou a ser otimizado e interessante com a implementação do Sacada. O projeto de mídia digital do Governo do Estado superou as expectativas e consegue estabelecer uma comunicação direta com mais de 900 mil cidadãos por mês na Rede SAC.

Desenvolvido pela Secretaria da Administração (Saeb) e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), o Sacada é uma mídia externa digital reproduzida em 67 televisores. Os aparelhos estão colocados em 35 postos SAC e na Unidade Central do SineBahia, distribuídos em 24 municípios entre a capital, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e interior do estado. A cartela de anunciantes do Sacada já contabiliza mais de 60 anunciantes, desde a sua implantação. São organizações dos segmentos de saúde, entretenimento, educação e comércio, dentre outros.

“A parceria com o Sacada é muito importante para nossa instituição e para todas que tenham necessidade de anunciar oportunidades comerciais para a população em massa. Os resultados são positivos, pois as telas ficam localizadas de maneira estratégica. Em um momento de espera para o atendimento, a principal atração são os conteúdos veiculados”, ressalta a Executiva de Marketing de Performance da Rede Uniftc e Unesul, Jéssica Iatarelli.

O Sacada funciona da seguinte forma: 67 televisores espalhados em áreas de espera das unidades transmitem de forma ininterrupta, através da publicidade, informações de cunho institucional de serviços e programas oferecidos pelo Governo do Estado, assim como, de outros anunciantes interessados. Até o momento, o projeto arrecadou mais de R$ 1 milhão com publicidade.

Para o diretor do Irdeb, Flávio Gonçalves, a veiculação desses conteúdos é muito importante, tanto para o Estado quanto para os anunciantes. “A Saeb lançou o desafio para juntos inovarmos na utilização dos espaços disponíveis nos SACs, levando informações úteis de interesse público para a população. Os cidadãos que circulam pelos SACs podem saber quais conteúdos serão exibidos pela TV e rádio pública da Bahia, dados sobre concursos públicos e ainda como acessar serviços ofertados pelos órgãos do Governo do Estado”, ressalta.

Consad 2022

O Sacada vai ser apresentado no XI Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) 2022, que ocorre de 22 a 24 de março, em Brasília. Em 2019, o Sacada foi o único finalista baiano na 23º edição do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O projeto foi selecionado entre 79 inscritos na categoria Inovação em Processos Organizacionais, Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital.

Fonte: Ascom/Saeb