Foto: Fidelis Melo/Secult

A Associação dos Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) formalizou com a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e a Fundação Cultural do Estado (Funceb), nesta terça-feira (29), o quinto termo aditivo que prorroga por mais um ano a gestão da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) sob responsabilidade da ATCA.

O documento foi assinado no Palácio Rio Branco, em Salvador, sede da Secult, pela titular da secretaria, Arany Santana, pela diretora geral da Funceb, Renata Dias, e pelo presidente da ATCA, Thomas Kraack. Também estiveram presentes no encontro a chefe de gabinete da Secult, Cristiane Taquari, e a diretora executiva da ATCA, Alessandra Serra.

“Com esse ato, o Governo do Estado garante a continuidade das atividades artísticas e de extensão, produção e divulgação da música de concerto no âmbito da Orquestra Sinfônica da Bahia [Osba]. Ainda mais neste ano em que a maior referência da música de concerto na Bahia, celebra 40 anos de existência, resistência e inovação”, afirmou a secretária Arany Santana.

Renata Dias destacou que o aditivo “vai definir um intercâmbio maior na relação entre a produção da Osba e a produção das Bandas Filarmônicas da Bahia, e tenho certeza que essa experiência vai em muito engrandecer os contornos da atuação da Osba doravante”.

Para o presidente da Associação dos Amigos do Teatro Castro Alves, Thomas Kraack, a parceria entre o Governo do Estado com a sociedade civil, representada pela ATCA, é o que permite à Osba ser uma instituição reconhecida nacionalmente. Kraack ainda acrescentou a importância da renovação do contrato na temporada em que a Sinfônica da Bahia completa 40 anos de fundação.

“Estamos muito felizes por todo o trabalho que vem sendo desenvolvido e também por estarmos à frente da OSBA neste ano tão importante. Que venham os 40 anos da Osba e que venham os 45 anos! Viva a Osba!”, disse Thomas Kraack.

Foto: Fidelis Melo/Secult

Diretora executiva da ATCA, Alessandra Serra também comemorou a prorrogação do contrato. “Agradeço a todos os envolvidos, às várias secretarias de Governo que colaboraram, à Procuradoria Geral do Estado [PGE], ao Teatro Castro Alves e seus funcionários, a toda a equipe da Osba e toda a ATCA. Nossa parceria entre sociedade civil e poder público se fortalece com esta assinatura”.

A primeira apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia como parte do novo contrato de gestão já tem data marcada: dia 13 de abril, às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves. O programa contará com a ‘Sinfonia nº 4 em Mi bemol maior – Romântica’, do compositor austríaco Anton Bruckner (1824-1896).

Osba

A Osba, criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da Osba, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

ATCA

A Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) é uma organização composta por cidadãos e que atuam propondo ideias, desenvolvendo projetos e articulando forças com o propósito de contribuir com o desenvolvimento do Complexo Teatro Castro Alves. A ATCA acredita na importância de um espaço de diálogo e participação que articule sociedade civil e poder público em prol de políticas públicas para a cultura no estado da Bahia.