Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Atenta ao orçamento doméstico, a pedreira Liliane dos Santos chegou cedo à sede da Associação Pero Vaz Velha (APVV) para trocar lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas LED. A troca é um dos serviços disponíveis em ação cívico-social organizada pela APVV, em parceria com a 37ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM), nesta quarta-feira (9), como parte das homenagens pelo Dia Internacional da Mulher.

“Hoje minha conta de energia elétrica varia entre R$ 90 e R$ 100. Eu tenho 3 filhos já adolescentes e qualquer ajuda é bem-vinda”, contou Liliane, que há 12 anos trabalha na construção civil, dividindo a profissão com o marido. Além da troca de lâmpadas, realizada pela Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), a ação oferece exames ginecológicos preventivos e oftalmológicos, aferição de glicemia e de pressão arterial, atendimentos jurídicos e previdenciários e instrução para aquisição de benefícios sociais, totalizando cerca de 1,6 mil atendimentos.

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

O comandante da 37ª CIPM, major Vinícius Moreno, destacou que “a filosofia de Polícia Comunitária é fazer a aproximação da comunidade, utilizando diversos instrumentos, dentre eles essa parceria com a Associação Pero Vaz Velho. Aproveitamos o mês de março, que é dedicado às mulheres, para trazer essas mulheres que são, em sua maioria, donas de casa e não têm oportunidade de se deslocar até um centro médico. Esta é uma oportunidade de realizar esse tipo de serviço aqui mesmo, dentro da comunidade”.

O gestor da APVV, Tiago Ferreira, ressaltou que a ação tem grande importância para a comunidade, principalmente pela quantidade de atendimento represado em decorrência da pandemia. “O intuito dessa ação é diminuir a vulnerabilidade das famílias, ofertando serviços gratuitamente, inclusive sem necessidade de requisições”, explicou Ferreira.

Para o atendimento oftalmológico, 500 senhas foram distribuídas, incluindo mapeamento de retina, retinoplastia e encaminhamento cirúrgico. A dona de casa Lucinara Câncio conseguiu uma das senhas para consulta com um oftalmologista. “Acho uma boa oportunidade, porque está difícil marcar um médico”, disse.

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Março Mulher

Ao longo de março, diversas atividades voltadas para o público feminino são promovidas pelo Governo do Estado, a exemplo das ações com foco na promoção da autonomia feminina e no combate à violência de gênero, que estão na programação da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA).

Repórter: Laís Nascimento