No dia em que completa 63 anos de emancipação política, o município de Araci recebeu a visita do governador Rui Costa, na manhã desta quinta-feira (7). Foram entregues três novas ambulâncias adquiridas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) às prefeituras de Araci, Inhambupe e Teofilândia; além de dois ônibus escolares que vão servir a estudantes de Araci e Teofilândia. Rui também autorizou a extensão da rede de distribuição de água como parte do projeto Araci Norte, que teve investimento de R$ 60 milhões.

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) fará licitação para implantação do sistema de água dos povoados de Lagoa de Cima, Retirada, Nossa Esperança, Laranjeiras e Rufino, em Araci. Também haverá reconstrução e ampliação da barragem Serra Branca. Os investimentos somam R$ 4,9 milhões. Rui visitou a área onde será construído o estádio de futebol de Araci, obra que ficará a cargo da Superintendência dos Desportos (Sudesb). Ele também esteve no canteiro de obras do colégio estadual que vai funcionar em tempo integral no município. A nova unidade terá 35 salas de aula, laboratórios, biblioteca, refeitório, auditório, quadra poliesportiva coberta, piscina semiolímpica com vestiário, campo society com arquibancada e pista de atletismo.

Nesta quinta-feira (7), o Governo do Estado ainda firmou convênio com a prefeitura de Araci para a obra de cobertura das quadras poliesportivas das escolas municipais Carlos Raimundo, Dom Jackson Bereguer e Erasmo Oliveira de Carvalho. Rui visitou também as instalações do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal II, onde foi homenageado e parabenizou o estudante de Análises Clínicas Rafael Santana, que ficou em 1º lugar na Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba).

Ainda em Araci, houve o anúncio da implantação de um novo complexo para integrar as polícias Civil e Militar, do projeto de projeto de asfaltamento da BA-408, nos trechos de Araci a Santaluz e de Araci ao distrito de Salgadália e da pavimentação em paralelepípedo de ruas nos bairros Bombinha e Riacho. A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) construirá praças nos povoados de Tapuio e Tanque da Nação. Já a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) cedeu 60 barracas de feira livre para a comercialização de produtos da agricultura familiar de Araci e providenciará máquinas e combustível, com o objetivo de recuperar estradas vicinais para melhorar a trafegabilidade e o escoamento da produção agropecuária da cidade.