Durante o período de 07 de maio a 31 de julho deste ano, será realizada a exposição “Frans Krajcberg: por uma arquitetura da natureza”, no Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE), em São Paulo. A mostra tem como objetivo comemorar o centenário do artista e ambientalista Frans Krajcberg, ocorrido em 2021, elevando toda a sua potência e diversidade, além de incluir sua produção artística que se conecta com a natureza e seu ativismo ecológico, sem perder de vista um aporte histórico que apresenta em totalidade seu aporte técnico, conceitual e ambiental.

O Termo de Comodato das obras que serão selecionadas para a mostra, no que tange as questões práticas e conforme acordado com o MuBE, segundo critérios e procedimentos internacionais de segurança, será de total responsabilidade do MuBE, que assumirá a coordenação dos empréstimos e responderá por todas as operações técnicas e logísticas relacionadas a conservação, embalagem, transporte, seguro, restauração e controle das condições ambientais, de acordo com as exigências do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e das  necessidades específicas das obras. Portanto, tal ação correrá sem ônus para o Governo do Estado da Bahia.

Além da exposição, haverá um período de interlocução para celebrar novas parcerias junto ao empresariado brasileiro, tratando-se de uma oportunidade para apresentação dos programas e ações culturais da Bahia, em especial para a Zona Turística e Cultural da Costa das Baleias no Extremo Sul da Bahia, possibilitando apoios e benefícios para a cidade de Nova Viçosa e para a região. Também será produzido material educativo sobre a obra do artista, a ser disponibilizado gratuitamente para 4.500 estudantes das escolas públicas municipais e estaduais da cidade.

Com o objetivo de assegurar a salvaguarda e preservação do acervo de Frans Krajcberg, por meio de Processo Administrativo o Ipac instaurou procedimento para contratação de empresa especializada para realização de serviços de avaliação e conservação no acervo do artista no Sítio Natura, em Nova Viçosa. O diretor-geral do Ipac, João Carlos de Oliveira, explica que o objetivo da ação é recuperar e revitalizar o Sítio Natura, seu acervo e sua infraestrutura para possibilitar a sua abertura ao público de forma segura; além de divulgar a obra do artista Frans Krajcberg, mantendo sua causa e sua memória vivas.