O decreto que torna opcional o uso de máscaras na Bahia está publicado na edição desta terça-feira (12) do Diário Oficial do Estado. De acordo com a secretária estadual da saúde, Adélia Pinheiro, a medida foi possível devido à redução do número de casos ativos de Covid-19 e das taxas de ocupação nos leitos hospitalares destinados ao tratamento da doença, além do avanço da vacinação contra o coronavírus.

A secretária ressalta que o uso de máscaras segue obrigatório em hospitais e demais unidades de saúde, como clínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e farmácias; locais de atendimento ao público, pelos funcionários, servidores e colaboradores; no contato com pessoas comprovadamente contaminadas pela COVID-19, mesmo que assintomáticas, com indivíduos que estejam apresentando sintomas gripais, como tosse, espirro, dor de garganta ou outros sintomas respiratórios, ou com indivíduos que tenham tido contato com pessoas sintomáticas ou com confirmação da doença.

A medida recomenda ainda a continuidade do uso da máscara em transportes públicos, como trens, metrô, ônibus, lanchas e ferry boat, e nos respectivos locais de acesso, como estações de embarque. A recomendação do uso também segue para idosos, imunossuprimidos e gestantes, ainda que vacinados contra a Covid-19.