Aulas abertas do BTCA normalizam seu formato após mais de dois anos
Foto: Maurício Serra

Foi em março de 2020 que as aulas públicas do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tiveram suas últimas edições presenciais, com participação de alunos externos nas atividades. Durante muitos meses, esta tradicional iniciativa da companhia pública de dança da Bahia se transferiu ao espaço virtual. Agora em março e abril, o formato presencial foi retomado, mas com controle prévio de inscrições e restrições quanto à participação: o público externo só podia assistir, sem interação física. Finalmente, em maio deste ano, a prática de compartilhamento dos bastidores da companhia é normalizada e volta a valer para dançar junto. Ministradas por dançarinos da própria companhia, as aulas são direcionadas a pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança. Cada turma tem cinco vagas, ocupadas gratuitamente por ordem de chegada. Realizados no Piso C da Ala A do Teatro Castro Alves (TCA), todos os encontros começam às 13h, sendo necessário chegar até as 12h45 para entrada.

A agenda inclui aulas de Pilates com Ticiana Garrido (dias 2 e 23) e de Balé Clássico com dois diferentes dançarinos: Anna Paula Drehmer, nos dias 03 e 19, e Gilmar Sampaio, no dia 06. Haverá também Alongamento com Dina Tourinho, no dia 04, e Dança Afro também com dois professores: Gilmar Sampaio, nos dias 5 e 20, e Agnaldo Fonseca, nos dias 09 e 24.

BTCA – Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Ana Paula Bouzas e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Conta no seu repertório com mais de 100 montagens de importantes coreógrafos. Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “Urbis in Motus” (2017), “Tamanho Único” (2018), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018) e “A História do Soldado” (2019), esta em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, BTCA e OSBA mais uma vez se conectaram para promover colaborações artísticas em parceria, estreando seis criações inéditas encenadas e transmitidas ao vivo pela internet e TVE Bahia, dentro do projeto “Voltando aos Palcos”. Também neste período, BTCA e OSBA estrelaram os filmes “Um Concerto para o Guarda-Roupa” e “Abraço no Tempo”. Em 2021, celebrando seus 40 anos, o BTCA lançou o longa-metragem “A Cidade que Habita em Mim”.

Protocolos Covid-19

Para entrar no Complexo do TCA, é exigida a comprovação da vacinação contra a Covid-19, inclusive com a dose de reforço da vacina para todo o público alcançado por esta etapa da Campanha de Imunização. Crianças de 5 a 11 devem ter tomado ao menos a primeira dose da vacina, observado o prazo de agendamento para a segunda dose.

Fonte: Ascom/Teatro Castro Alves (TCA)