Mostra gratuita em São Paulo celebra centenário de Krajcberg
Foto: Pedro Moraes/GOVBA

Em homenagem ao centenário de Frans Krajcberg, o Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE) realiza, de 7 de maio a 31 de julho, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia (IPAC), a exposição histórica e antológica “Frans Krajcberg: por uma arquitetura da natureza”, com curadoria de Diego Matos, curador-chefe do Museu. A mostra contará com obras vindas de diversos lugares como do Sítio Natura, em Nova Viçosa (BA), onde o artista realizou grande parte de sua produção, além de obras de coleções privadas e museus. Ao todo serão cerca de 160 trabalhos entre esculturas, pinturas, desenhos, gravuras e objetos..

O centenário do artista e ambientalista ocorreu em 2021 e será comemorado nesta exposição, trazendo toda a sua potência e diversidade, além de incluir sua produção artística que se conecta com a natureza e seu ativismo ecológico, sem perder de vista um olhar histórico que apresenta em totalidade seu apuro técnico, conceitual e ambiental.

A exposição marca também o início dos trabalhos de preservação, conservação e divulgação do acervo e do Sítio Natura, doados pelo artista ao Governo da Bahia, com os quais o MuBE está cooperando. “Nossa equipe passou 16 dias em Nova Viçosa colaborando com a equipe do IPAC na realização dos trabalhos de catalogação e recuperação das obras de Krajcberg e do Sítio Natura. Foram mais de 40 pessoas envolvidas, muitas da própria região, nesse grande esforço coletivo pela preservação deste importante acervo”, comenta Flavia Velloso, presidente do MuBE.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Para João Carlos Cruz, diretor-geral do IPAC, “a parceria com o MuBE e esta exposição, com entrada gratuita, representam uma excelente oportunidade para dinamizar o acervo de Frans Krajcberg doado ao Governo da Bahia ao mesmo tempo em que promove sua revitalização e democratização, trazendo benefícios para todos”. Faz parte ainda do acordo entre o IPAC e o Museu a publicação de 4.500 exemplares de material educativo sobre a mostra, Frans Krajcberg e o Sítio Natura, que serão distribuídos para os estudantes da rede pública municipal e estadual de Nova Viçosa.

Com esta mostra “Resgatamos uma das missões iniciais do MuBE: de ser um centro para discussão de questões da arte e ecologia”, afirma Matos, curador da mostra. “Democratizar a arte e mostrar sua relação com a natureza e a diversidade são objetivos perenes do MuBE e de todas as ações que realizamos. Mais do que conferir o apelo estético e primoroso das obras exibidas, o público tem a oportunidade de se aprofundar no conhecimento sobre a riqueza e complexidade da cultura brasileira e da causa ambiental”, prossegue.

Depois do MuBE, a mostra segue para a inauguração do novo museu Wanderley de Pinho, em Salvador, onde serão concluídos os trabalhos de catalogação, preservação e restauração de todo o acervo de Frans Karjcberg doado ao governo do estado da Bahia. As peças retornarão para Nova Viçosa após a conclusão dos trabalhos de revitalização e adequação técnica dos espaços do Sítio Natura.

Mais sobre Frans Krajcberg

Frans Krajcberg (1921-2017) foi um escultor, pintor, gravador e fotógrafo polonês, naturalizado brasileiro. Em sua grande maioria, suas esculturas se caracterizam pelo uso de troncos e raízes carbonizadas recolhidas em desmatamentos e queimadas, denunciando a devastação do meio ambiente.

Frans Krajcberg nasceu em Kozienice, lugarejo no interior da Polônia, em 12 de abril de 1921. Estudou Engenharia e Artes na Universidade de Leningrado. Após uma vida permeada pela produção e participação da cena artística em diversas localidades, incluindo Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, em 1972 mudou-se para Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia. Passa a buscar, então as árvores, como companhia e como matéria prima para seu trabalho. Em suas obras, utiliza restos de troncos e raízes carbonizados por queimadas ou resíduos de desmatamentos, vindos da Amazônia, de Mato Grosso ou da Mata Atlântica baiana. O artista faleceu no Rio de Janeiro, no dia 15 de novembro de 2017.

Sobre o Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia

O MuBE, Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, foi criado a partir da concessão do terreno, situado entre a Avenida Europa e a Rua Alemanha, pela Prefeitura de São Paulo à SAM – Sociedade dos Amigos dos Museus, no ano de 1986, para a construção de um Centro Cultural de Escultura e Ecologia.

Para a escolha do projeto do prédio do Museu, foi realizado um concurso vencido por Paulo Mendes da Rocha. Nascia então o MuBE e seu prédio que é um marco da arquitetura mundial e que conta também com o jardim projetado por Roberto Burle Marx.

Serviço:

• Exposição “Frans Krajcberg: por uma arquitetura da natureza”
  • Abertura: sábado dia 07/05, a partir das 11h30
  • Visitação: de 08/05 a 31/07
  • Horário: terça a domingo, das 11h às 17h
  • Local: Rua Alemanha 221, Jardim Europa – São Paulo (SP)
  • Entrada: gratuita

Fonte: Assessoria de Comunicação/IPAC