A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizou, nesta terça-feira (12), reunião entre técnicos dos Consórcios Públicos Intermunicipais, conveniados do Programa de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC). O encontro teve por objetivo orientar os participantes sobre o planejamento e a metodologia a serem adotadas nas oficinas participativas de Educação Ambiental que acontecerão em cada um dos 288 municípios conveniados no GAC.

Na abertura dos trabalhos, o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Tiago Porto, ressaltou a importância dos profissionais de cada consórcio para que as oficinas alcancem os objetivos de fortalecimento da participação social na implementação de políticas públicas municipais. “Conversamos com técnicos que atuam nos 20 consórcios públicos conveniados com a Sema/Inema para falar sobre a importância da participação social na elaboração de políticas públicas ambientais. Estes técnicos conduzirão as oficinas nos municípios baianos para discutir sobre gestão democrática e participativa e, também, eleger coletivamente prioridades para estruturação e implementação de políticas públicas nestes municípios, principalmente na área de Educação Ambiental”, pontuou.

Durante a programação, os participantes receberam um manual elaborado pela Diretoria de Educação Ambiental para Sustentabilidade (DIEAS) da Sema, e assistiram a uma apresentação realizada pelas especialistas em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Amélia Cerqueira e Jamile Trindade. “A oficina é um momento de formação coletiva, de interação e troca de saberes. É um passo muito importante, uma etapa basilar para o sucesso futuro da gestão das políticas públicas ambientais em cada município”, enfatizou Cerqueira.

A especialista também ressaltou o papel dos técnicos dos consórcios como facilitadores para o melhor desenvolvimento das temáticas sugeridas e que serão acrescidas com a vivência e realidade local. “É essencial ter domínio do conteúdo e ressaltar os pontos principais, que nortearão o debate, como a gestão democrática e participativa, Política de Meio Ambiente e Educação Ambiental, dentre outros. Outra preocupação é com a dinâmica das atividades, que deve proporcionar a participação de todos os envolvidos, expressando suas expectativas, sugestões, dúvidas e, ao final, uma avaliação com base nos objetivos traçados” esclareceu.

As oficinas participativas nos municípios serão conduzidas pelos técnicos dos Consórcios, acompanhadas pela Sema e o Inema, e deverão acontecer a partir deste mês de abril. Deverão participar das oficinas membros dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, gestores municipais e outros atores locais que contribuem com a elaboração de políticas públicas ambientais municipais. A programação específica para cada município será definida por cada um dos Consórcios.

Fonte: Ascom/Sema