A população de Amélia Rodrigues ganhou nesta quinta-feira (12) a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), entregue durante uma visita do governador Rui Costa ao município. Com investimentos da ordem de R$ 86 milhões, o novo sistema reforça o abastecimento de Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Teodoro Sampaio e Terra Nova e deve sanar problemas de escassez hídrica pelas próximas décadas, conforme a projeção de crescimento dos municípios.

No evento, também foi inaugurada a implantação do sistema no povoado de Canto Verde, realizado por meio de convênio entre a Prefeitura e a Embasa. Uma segunda etapa de ampliação desse mesmo sistema, que contemplará Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe e Coração de Maria, também foi anunciada e a terceira etapa foi autorizada pelo governador. Além disso, Rui Costa assinou ordem de serviço para início da implantação do sistema que vai atender as localidades de Sapé e Amparo, em Amélia Rodrigues; Deiró e Picado, em Conceição do Jacuípe; e Cambota, Ferrubia, Ninho da Gata e Comissário, em Coração de Maria.

Outra grande obra em andamento na cidade é a construção do Colégio Estadual Amélia Rodrigues, que funcionará em tempo integral e irá substituir duas antigas unidades de ensino da cidade, os Colégios Estaduais Luis Navarro de Brito e Maria Teófila. A nova unidade de ensino, prevista para ser entregue em outubro, segue um padrão de escola modelo, com 24 salas de aula, biblioteca, laboratórios, auditório, refeitório, piscina semiolímpica, pista de atletismo, entre outros.

Durante a visita, Rui autorizou também convênio entre a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) e a administração municipal para construção de 24 unidades habitacionais, na sede do município. A Secretaria de Infraestrutura do Estado foi autorizada a pavimentar vias de acesso ao futuro Parque Industrial. A Secretaria de Desenvolvimento Rural foi autorizada a realizar a cobertura do Mercado Municipal. Já a Secretaria da Saúde do Estado foi habilitada a viabilizar a cessão de um Kit de Unidade Básica ao município.

Na ocasião, Rui Costa autorizou ainda o início das obras de construção de Areninha Society, com instalação de grama sintética e iluminação em LED. A cidade será contemplada ainda com a construção de novas unidades para as polícias Civil e Militar. E para auxiliar a mobilidade, o governador anunciou convênio com o município para obras de drenagem, contenção e estabilização em diversas ruas.