Prodeb participa conferência de Governança Digital na Estônia
Foto: Ascom/Prodeb

Na última semana, um grupo de representantes da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) participou da Missão Estônia na cidade de Tallinn, na Estônia. A missão, que teve como destaque o e-Governance Conference 2022, maior evento internacional de governança digital, foi promovida pela Abep em parceria com a Estônia Hub, conjunto de iniciativas que proporcionam intercâmbio de informações entre cases de sucesso aplicados na Estônia e em startups.

A escolha da Estônia ocorre em função de o país ser referência internacional em governo digital, lá 99% dos serviços públicos são entregues digitalmente. O país também está entrando na era do governo proativo, onde a inteligência artificial antecipa as demandas da sociedade e oferece, de maneira antecipada, as soluções.

A missão teve início com a apresentação da interação entre ações governamentais da Estônia e prosseguiu com discussões, palestras e workshops ministrados por renomados especialistas em e-governance e líderes empresariais internacionais, compartilhando as melhores práticas em transformação digital no setor público.

A comitiva brasileira foi recebida pelo embaixador do Brasil, João Luiz de Barros Pereira Pinto, que tratou de assuntos no âmbito cultural e tecnológico do país. A missão incluiu a visita a três instituições reconhecidas mundialmente como referências em TIC – a Niis (Nordic Institute for Interoperability Solutions), entidade criada pelos governos da Estônia e Finlândia para aprimorar soluções em TI, a Secapp (Secure Communication App), instituição que detém uma plataforma segura de comunicação para gerenciamento de crises e a F-Secure Corporation, uma das maiores empresas de segurança cibernética e privacidade do mundo.

Ao final do evento, foi firmado o Memorando de Intenções entre a Abep e a Estonian Association of Information Technology and Telecommunications (ITL), com o objetivo conectar as duas instituições e estimular a criação de novas parcerias.

A Consultora de Negócios da Cia. de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), Patrícia Sampaio, representou o estado no evento e destacou a importância do intercâmbio de conhecimentos entre governos “a partir de novas parcerias e do compartilhamento de conhecimento, a Bahia vem avançando nas suas políticas de TIC e garantindo a implementação de serviços digitais cada vez mais efetivos à população. ”

Fonte: Ascom/Prodeb