O governador Rui Costa inaugura a policlínica de saúde em Narandiba, na capital baiana, nesta segunda-feira (13), às 10h. A unidade é a 23ª construída pelo governo baiano e ofertará mais de 14 mil consultas e exames por mês. Ela é resultado de um investimento superior a R$ 24,1 milhões em obras e equipamentos.

A policlínica vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. O atendimento será distribuído entre a demanda espontânea, com agendamento pelo portal sacdigital.ba.gov.br e pacientes já cadastrados para realização de cirurgias eletivas e que necessitam de consultas complementares e exames pré-operatórios. Inicialmente, a intenção é zerar os procedimentos cirúrgicos que ficaram represados ao longo da pandemia de Covid-19.

A unidade ofertará consultas médicas nas especialidades de anestesiologia, angiologia, cardiologia, cirurgia geral, ginecologia e urologia, bem como avaliações com a equipe de enfermagem. Além disso, serão disponibilizados exames com finalidade diagnóstica, a exemplo de ultrassonografia, ecocardiografia, tomografia, ressonância magnética, eletrocardiograma, ergonometria, bem como citopatológico cérvico-vaginal/microflora e citopatológico de colo do útero.

A policlínica será administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS), e o financiamento da operação é 100% do Governo do Estado. Ainda em Salvador, a próxima unidade desse tipo a ser inaugurada fica no bairro de Escada. Estão em fase de construção as policlínicas de Ilhéus e São Francisco do Conde.