As ações do Governo do Estado voltadas para a agricultura familiar dos municípios que compõem o território de identidade Piemonte da Diamantina somam cerca de R$135 milhões em investimentos. Os resultados alcançados foram apresentados em mais uma edição da Caravana Parceria Mais Forte – Juntos para Alimentar a Bahia, realizada no município de Jacobina, nesta terça-feira (28), com a presença de mais de 230 pessoas, entre agricultores, autoridades, associações comunitárias, entidades e representantes da sociedade civil.   

Os recursos, viabilizados por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), foram aplicados em políticas públicas de desenvolvimento rural para acesso à água, assistência técnica e extensão rural (Ater), regularização fundiária, investimentos em sistemas produtivos estratégicos, certificação de produtos, implantação de agroindústrias, reformas de cozinhas comunitárias, mercados municipais e na construção de habitações rurais. 

O gestor da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Lanns Almeida, falou do processo de escuta e troca com as comunidades rurais para a aplicação desses investimentos. “O principal legado precisa ser refletido na dignidade alcançada pela mulher e pelo homem do campo. Por isso, o primeiro processo é o da inclusão, depois o da transformação e, por fim, o da garantia da dignidade de vida”. 

A vice-presidente da Cooperativa Agropecuária da Rede de Mulheres e Jovens da Agricultura Familiar do Semiárido (Coomafes), Daiana Santana, formada pelos 25 grupos produtivos de mulheres e jovens da Rede Semiárido Forte, apoiada pelo projeto Pró-Semiarido, falou da revolução vivenciada por esses coletivos, a partir da comercialização de produtos derivados da agricultura familiar:  “eu nunca imaginei que um investimento desse ia chegar para nós. A gente estava abandonada. Hoje, nós adquirimos conhecimento, autonomia, melhoramos a nossa renda e a expectativa com a cooperativa é nos profissionalizar e chegar muito longe”. 

Mais de R$ 2 milhões foram destinados aos grupos produtivos de mulheres e jovens no Piemonte da Diamantina para a reforma e construção de cozinhas comunitárias, aquisição de equipamentos, fardamentos, barracas para comercialização, capacitações e oficinas.  

Desenvolvimento Territorial

A estratégia adotada pelo Governo do Estado para realizar os investimentos a partir da perspectiva territorial foi assinalada pelo coordenador do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter), Paulo Sérgio Gondim: “essa possibilidade de estudar o território, de perceber a dimensão e identidade territorial, amplia a visão e permite a participação e a parceria para o processo decisório de aplicação dos recursos. Isso gera sustentabilidade, agrega os municípios em torno de suas potencialidades e, com isso, a política territorial alcança eficiência, e é o que temos visto hoje na Bahia”.  

Parceria

O secretário de Agricultura do município de Caém, Rafael Muricy, expôs a importância da SDR: “enquanto equipamento preponderante para a permanência das políticas públicas voltadas à agricultura familiar, a implantação dessa secretaria mudou a realidade dos nossos municípios e precisamos lutar pelo seu fortalecimento”. 

Fonte: Ascom/SDR/CAR