O resultado positivo do projeto “Mais Dignidade no Campo”, executado pela Secretaria da Agricultura (Seagri), juntamente com a Fundação Luiz Eduardo Magalhães, está sendo apresentado na Feira Mundial de Tecnologia, realizada em Munique, na Alemanha, a partir desta sexta-feira (3).

O projeto prevê a implantação de sanitários que não necessitam da utilização de água em comunidades pobres da zona rural do semiárido baiano. Os equipamentos funcionam através de um moderno sistema de aproveitamento da luz solar para sua higienização, que evita a poluição do solo. O objetivo é reduzir os impactos na saúde dos trabalhadores do campo e também no meio ambiente.

“A tecnologia aplicada nos banheiros secos permite o adequado descarte dos dejetos humanos, sem materiais auxiliares (químicos), sem a necessidade de utilização de água e energia elétrica, sem a produção de odores indesejáveis e produzindo adubo higiênico e armazenável, que poderá ser revertido em renda local”, informa o chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura do Estado, Alisson Gonçalves, que viajou a Munique a convite da empresa detentora da tecnologia.

Os módulos apresentam diversas vantagens, com uso em áreas de condições específicas, notadamente aquelas com baixa oferta de água. Na Bahia, foram escolhidas localidades com baixa cobertura de saneamento básico.

Alisson Gonçalves explica ainda que durante a feira serão apresentados: a experiência dos indicadores do projeto piloto, a experiência dos depoimentos dos beneficiários, a experiência de inovação do governo da Bahia nesta área, cujo projeto piloto se tornou projeto de governo.

Projeto Mais Dignidade no Campo – Lançada em março, a iniciativa tem como objetivo a instalação de mil módulos sanitários sustentáveis em várias comunidades do semiárido baiano, em um período de cinco anos, capacitando cerca de oito mil pessoas para sua utilização e manutenção. A primeira etapa já foi concluída, com instalação dos módulos nas cidades de Ipirá e Caem. Já se iniciou o processo da segunda etapa deste importante projeto, que é pioneiro na Bahia.

Durante o lançamento, o senhor Luiz Souza da Costa, 74 anos, morador da comunidade de Macambira, na cidade de Casa Nova, onde o projeto começou, contou que nunca teve um banheiro em sua casa e que a instalação do equipamento vem mudando para melhor sua vida. “É uma mudança muito grande, e para melhor”, comentou o agricultor.

Feira de Tecnologia – Realizada anualmente em Munique, na Alemanha, a Feira Mundial de Tecnologia vai reunir mais de 220 empresas expositoras do mundo inteiro, que desenvolvem soluções tecnológicas para as áreas de meio ambiente, de produção no campo, de otimização de recursos naturais, dentre outros. O evento não ocorria há dois anos, em função da pandemia o que gera, ainda, uma maior expectativa nos visitantes e expositores.

Fonte: Ascom/Seagri