Baco Exu do Blues e Rita Batista abrem programação do FLIN além de atividades de literatura, música e poesias
Foto: Divulgação

Com atividades de literatura, música e poesia, o Festival Literário Nacional (FLIN), realizado pelo Governo do Estado da Bahia, pela Secretária de Cultura do Estado (SecultBA), através da Fundação Pedro Calmon (FPC) e em parceria com a Secretaria de Educação (SEC), inicia suas atividades no dia 9 de junho (quinta-feira), trazendo nomes como Baco Exu do Blues, Rita Batista, Evanilton Gonçalves, Rita Santana e Nessa. A ocupação literária acontece no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, com ações até o dia 11 de junho.

Abrindo a programação, o palco Arena recebe Baco Exu do Blues, o rapper de “Quantas Vezes Você Já Foi Amado? (QVVJFA?)”, dialoga com a apresentadora Rita Batista sobre o processo criativo em suas composições, onde expressa o enfrentamento às desigualdades. Para Rita, combater o racismo e o machismo é um dos desafios quando se faz arte: “A arte é um mecanismo dos mais eficientes para denunciar, fazer refletir e sugerir comportamentos. A arte é uma aliada no combate a todas essas violências”.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Rita Batista | Foto: Divulgação

Ainda na manhã do dia 9, a apresentadora Luana Souza, comanda a mesa Conversa Preta, que recebe Karine Oliveira, da Wakanda Educação e Keila Godim, designer criadora da Colagem Preta, para um papo sobre afro-empreendimento e criatividade. Seguindo a programação, a poeta Rita Santana e o escritor baiano Evanilton Gonçalves conversam sobre a transformação da leitura na vida das pessoas. “É necessário que reflitamos os espaços ocupados na cidade, Cajazeiras é um bairro mais afastado, mas com uma incrível potência”, declara Evanilton.

Com o mote Diversas Leituras e Novos Caminhos”, o festival terá ainda um espaço para atividades infantis e a Rótula Cultural, espaço localizado na área externa para receber talentos das comunidades das Cajazeiras. “Os temas das mesas, os convidados e as atividades que vamos executar são instigadores para que a juventude acesse e use as diversas formas de leitura disponíveis no festival”, afirma Zulu Araújo, diretor geral da FPC. Para encerrar o primeiro dia de evento, Nêssa, cantora dos hits “Aquele Swing”, “Atrevida” e “Slow Motion”, sobe ao palco arena levando o suingue baiano para animar o público.

Confira mais informações no site www.flin.ba.gov.br e no Instagram @flinoficial.

Fonte: Ascom SecultBA