Feira da Mata recebe investimento do Estado para obras em educação, segurança e urbanização
Foto: Manu Dias/GOVBA

Em Feira da Mata, no oeste baiano, o Estado da Bahia emitiu ordens de serviço e autorizou licitações para construção e modernização de unidades de ensino, com investimentos de mais de R$ 3 milhões. O ato ocorreu durante visita do governador Rui Costa ao município, nesta quinta-feira (21). Também foi autorizada licitação para construção de um Módulo Conjugado, para instalação de unidades das polícias Civil e Militar.

“Aqui nós anunciamos uma nova escola municipal com todos os equipamentos e quadra poliesportiva. Também vamos ampliar outra escola municipal para que possa funcionar em tempo integral. Além disso, estamos reformando outra unidade municipal na zona rural e ampliando uma escola estadual. Também foram anunciados diversos sistemas de abastecimento de água na zona rural e obras de infraestrutura urbana para melhorar a qualidade de vida dos moradores da cidade”, pontuou o governador Rui Costa.

Os investimentos em educação em Feira da Mata incluem autorização do Estado da Bahia para licitação de modernização do Colégio Estadual Filomena Pereira Rodrigues. Serão investidos R$ 2,9 milhões para que a unidade de ensino se torne uma escola modelo, com funcionamento em tempo integral. Serão construídos um novo refeitório, auditório, quadra poliesportiva coberta e com arquibancada, campo de futebol society e vestiário. A unidade anexa ao Colégio, localizado no distrito de Ramalho, também passará por obras de reforma do prédio e instalações elétricas, com investimento de R$ 423 mil.

Haverá ainda a ampliação de uma escola municipal, com a construção de mais cinco salas de aula e de quadra poliesportiva; além da construção de uma nova unidade municipal de ensino. O Estado ainda cedeu à prefeitura de Feira da Mata um ônibus escolar para transporte de alunos moradores da zona rural.

Conectividade

O Estado da Bahia entregou ainda a instalação de acesso gratuito à internet na Praça da Vila, na Sede, ena Praça do Mercado, no Distrito de Ramalho, com investimento de R$ 60 mil. A iniciativa do Conecta Bahia, programa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), prevê levar acesso à internet para 250 praças em mais de 100 cidades baianas, com investimento total de R$ 7,5 milhões.

Urbanização e esporte

Foi autorizada ainda a execução de obras e serviços para pavimentação em paralelepípedo das ruas Nova Veneza, Platão, Sagrado Coração de Jesus, São Miguel, D. João VI, Senhorinha Francisca de Queiroz, Galcino Pereira e Joaquim Agapyto. Outras vias na sede do município também serão pavimentadas.

Também foi dada ordem de serviço pelo Estado da Bahia para a construção de um Estádio de Futebol. Já no distrito de Ramalho, será construída uma nova praça. A autorização para execução de obras também foi assinada nesta quinta-feira (21).

Água Para Todos

O Estado da Bahia autorizou ainda a elaboração do projeto executivo para implantação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA), para 139 domicílios das localidades de Mangabeira, Tábuas, Pingueira, Neves e Pajeú. Foi autorizada também a adoção de providências para a implantação de poço artesiano nas localidades de Tábuas, Neves e no Distrito de Ramalho.

Repórter: Laís Nascimento