Agosto Dourado: Banco de Leite do HGRS promove ações para celebrar mês de incentivo à amamentação
Foto: Leonardo Rattes/Sesab

O mês de agosto é mundialmente dedicado ao incentivo à amamentação, devido às propriedades do leite materno, o alimento padrão ouro para recém-nascidos. E, para celebrar o chamado Agosto Dourado, o Banco de Leite do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realizará uma série de ações voltadas aos trabalhadores e pacientes da unidade.

Em consonância com a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que abordará neste ano o tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, a equipe multidisciplinar da ala neonatal do HGRS promoverá, a partir de 1º de agosto, atividades de incentivo à amamentação e reflexão sobre a importância do ato. A programação inclui apresentação musical, rodas de conversa e exibição de filme.

“O leite materno tem uma série de benefícios para os bebês, pois promove proteção e suporte imunológico, prevenindo de doenças e dando o suporte nutricional adequado. O colostro, por exemplo, é essencial para o recém-nascido, por ter como principal função fornecer anticorpos, enzimas e hormônios”, explica a médica neonatologista Maria de Lourdes Leite, coordenadora do Banco de Leite Humano do HGRS.

Foto: Divulgação

Banco de leite humano

No caso de bebês impossibilitados de mamar no peito, como prematuros e de baixo peso internados na UTI neonatal, o Banco de Leite Humano tem a função de garantir a segurança alimentar e, assim, reduzir a mortalidade infantil. O leite é doado por lactantes e passa por um processamento e controle de qualidade para, posteriormente, ser oferecido aos bebês que necessitam.

“O banco de leite é uma das políticas públicas mais importantes, da qual o Brasil é pioneiro, por garantir esse alimento essencial para os recém-nascidos. Além de coletarmos o leite na nossa unidade, fazemos também a coleta na casa das mães três vezes por semana, e esse leite é levado para ser processado”, afirma a médica.

Processo de doação

As mulheres que desejam doar leite materno podem se candidatar no Banco de Leite Humano mais próximo. É necessário estar saudável, amamentando e apresentar exames de pré-natal e sorologia.

Quem não amamenta também pode ajudar os Bancos de Leite Humano com a doação de potes de vidros. Os vidros devem ter tampa plástica, como as usadas em café solúvel. Não importa o tamanho, mas é essencial que seja de vidro e com tampa plástica.

O Banco de Leite Humano do Hospital Geral Roberto Santos está situado no 3º andar, ala C da instituição. Interessados em realizar doações ou obter informações adicionais podem entrar em contato pelo telefone (71) 3117-7532 ou pelo WhatsApp (71) 98225-9453.

Fonte: Ascom/HGRS