Duas medalhas de prata e duas de bronze foram o saldo do primeiro dia de combates do judô, pela etapa nacional dos jogos da Juventude, que estão acontecendo em Aracaju (SE), para estudantes atletas de 15 a 17 anos. Os baianos de Jequié, Vitor Farias e Luiz Santos, conquistaram a prata; Cauã Schramm (Salvador), e Rebeca Dantas (Lauro de Freitas), conquistaram a medalha de bronze. Nesta sexta (16) e sábado (17), os torneios seguem com as disputas do judô individual e por equipes, ginástica rítmica, handebol e basquete.  

Iniciados no dia 2 de setembro, mais de 100 estudantes baianos já passaram pela capital sergipana, quando disputaram competições nas modalidades de atletismo, ginástica artística, luta olímpica, natação, xadrez, taewkondo, vôlei de praia, tênis de mesa, vôlei e badminton. Ao todo, a Bahia já soma dez medalhas: cinco na natação (duas de ouro, duas de prata e um bronze); bronze na luta olímpica, e as quatro medalhas no judô conquistadas ontem.  

Dobradinha

A judoca Rebeca Dantas, estudante da escola municipal Gregório Pinto, de Lauro de Freitas, soma duas medalhas de bronze. A primeira foi conquistada pela luta olímpica, no início da semana. Agora, ela aguarda as competições do judô por equipe, que acontece neste sábado (17), último dia dos Jogos da Juventude. “Estou muito feliz pelo resultado. Quero agradecer a Deus por chegar até aqui”, disse emocionada, Rebeca.  

Outros jogos

O handebol masculino, do município de Miguel Calmon, está fazendo bonito na quadra. Os meninos conquistaram vaga para a semifinal. Na ginástica rítmica as meninas da Bahia vêm esbanjando charme e competitividade com as quatro atletas que estão disputando medalhas nos aparelhos da modalidade. Nesta sexta, elas voltam ao ginásio de esportes Constâncio Vieira, em Aracaju, para as apresentações com as maças.  

Toda a delegação da Bahia composta por 180 estudantes atletas viajou para Aracaju com apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendia dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre), e a Secretaria da Educação. Para a execução de todas as etapas classificatórias, o Governo firmou parceria com a Federação Baiana de Desporto Escolar. 

Fonte: Ascom/Sudesb