Rui anuncia nova escola estadual e pacote de investimentos para Santanópolis

O governador Rui Costa visitou Santanópolis, na região de Feira de Santana, nesta segunda-feira (4), ocasião em que participou de visitas, inaugurações, entregas e anunciou um conjunto de investimentos do Governo do Estado para o município. Dentre as melhorias, a cidade vai ganhar uma nova sede do Colégio Estadual José Antônio de Almeida, com 12 salas de aula, laboratório, auditório, refeitório, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, vestiário e campo society, além de uma piscina semiolímpica. A obra será realizada pela Secretaria da Educação, por meio da Conder, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Link Personalizado

“Hoje, anunciamos uma nova escola estadual, com uma estrutura completa e equipamentos de cultura e arte para os estudantes, além de diversas obras de infraestrutura urbana, equipamentos para a área de saúde, e investimentos grandes na área de abastecimento, com o objetivo de levar água para a zona rural, ampliando o sistema integrado dessa região de Feira de Santana”, destacou o governador.

A Conder também foi autorizada a firmar convênios com a prefeitura para a pavimentação em paralelepípedo de ruas, nas comunidades de Alto do Tanque, Candeal e Jiboia; e para a construção de um Centro para Eventos e do Centro de Abastecimento. Já a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) foi autorizada a licitar as obras de pavimentação asfáltica da BA-504, no trecho de 2,03 quilômetros da travessia urbana de Santanópolis.

Abastecimento de água

Na oportunidade, o governador fez o anúncio de obras que vão melhorar a oferta de água em Santanópolis e região. A Embasa, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Saneamento (SIHS), foi autorizada a licitar a ampliação do Sistema Produtor e Adutor do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) que atende aos municípios de Feira de Santana, Santanópolis, Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho e Santa Bárbara. O projeto reúne mais de R$ 74 milhões em investimentos.

“Sem dúvidas, é um dia muito feliz para toda a região. O governador anunciou a licitação da terceira etapa do sistema integrado de Feira de Santana, que abastece Santanópolis e outras cidades, e que vai levar água encanada para muitas localidades rurais. A obra reforça o abastecimento de água, que vai sair de 1.500 litros por segundo para 3.000 litros por segundo, fortalecendo e ampliando a infraestrutura hídrica desses municípios”, explicou o diretor regional da Embasa, Euvaldo Neto.

Rui também autorizou a licitar as obras de conclusão do SAA das localidades de Jiboia e Jurema dos Milagres. A Embasa foi autorizada, ainda, a elaborar o estudo de viabilidade técnica para implantação dos SAA das localidades de Cacimba, Reboulo, Candeal, Murici, Campinas e Sítio Ceilão, além da licitação para a conclusão de extensão de rede das localidades de Alto do Tanque, Picada do Bezerro e Lamarão. Mais de R$ 1,8 milhão serão aplicados.

Entregas e inaugurações

Ainda em Santanópolis, o governador participou das inaugurações do Ginásio Bernardo Luiz Santos Brito; da Escola Municipal Jarbas Mascarenhas de Souza; da Quadra Municipal Crispim Santos da Silva, no povoado de Queimada Grande, onde também autorizou a construção da cobertura; e da Creche Municipal José Tavares Filho.

Rui Costa também realizou a entrega de cinco viaturas do Corpo de Bombeiros para atender as unidades ao 2º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Feira de Santana.

Mais investimentos

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi autorizada a licitar as obras de construção das novas sedes da delegacia e da unidade da Polícia Militar, em Santanópolis. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) foi autorizada a doar um trator com implementos agrícolas para o município. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vai adquirir equipamentos para o posto de saúde do distrito de Boa Espera, além de um kit parto e um kit UBS para a prefeitura.