O Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá, ganhou reforço nesta terça-feira (23). O governador Rui Costa inaugurou a implantação da captação alternativa a partir do manancial do Boqueirão-Cachoeira dos Prazeres. Realizada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), por meio da Embasa, a obra representa um investimento da ordem de R$ 4,24 milhões e beneficia 10.932 baianos.

“Estamos fazendo a entrega de um grande investimento de abastecimento de água. São R$ 4,24 milhões, que significam uma adutora de 14 quilômetros e, com isso, a gente resolve o problema de abastecimento. Também estamos iniciando obras para levar água a comunidades rurais e distritos. E anunciamos a construção de uma nova escola estadual, uma escola grande, completa, com equipamentos culturais e esportivos, além da recuperação do estádio e a pavimentação de várias ruas. Enfim, são diversas obras para melhorar a cidade e a vida das pessoas”, afirmou Rui.

Serão licitadas ainda a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Ubaíra, que será realizada pela Embasa, e a construção do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água para as localidades de Tabuleiro do Araçá, Alto da Lagoinha e Estopa, que será executada pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb).

Durante a agenda de compromissos, o governador também visitou e avaliou o terreno onde será construída a Delegacia Territorial de Ubaíra e assinou, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a ordem de serviço para o início das obras. O investimento será de R$ 1.161.799,48. O prazo para conclusão da obra é de 180 dias. “É um equipamento importante que está sendo instalado em Ubaíra e que vai atender também os distritos de Ubaíra. Com certeza, trará mais tranquilidade para toda essa comunidade”, disse o subsecretário da Segurança Pública, Hélio Jorge Paixão.

Rui ainda anunciou a implantação do sinal de telefonia celular da operadora TIM na localidade de Três Braços. A ação é resultado de parceria entre as secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz) e de Infraestrutura (Seinfra), por meio do Programa Fala Bahia, e as operadoras de telefonia celular Claro e TIM para levar cobertura de celular para as localidades rurais da Bahia.

Educação e esporte

O governador também visitou, ao lado do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, a área do terreno onde será construída uma nova escola estadual na cidade. A unidade terá um complexo poliesportivo, com quadra poliesportiva coberta, piscina semiolímpica com vestiário, arena de lutas e campo society com pista de atletismo, além de 12 salas de aula, laboratórios, refeitório, biblioteca e auditório.

“O governador Rui Costa vem demonstrando que a educação é realmente uma prática e não apenas discurso. Aqui em Ubaíra é um investimento de R$ 20 milhões em uma escola com 12 salas, laboratório, campo society e piscina. Mas não estamos investindo apenas em infraestrutura, embora seja importante. Investimento em programas para a juventude, alimentação escolar melhor e formação de professores. Portanto, a educação é prioridade neste governo”, destacou Jerônimo Rodrigues. Rui também esteve nas instalações atuais do Colégio Estadual Balbino Muniz Barreto, onde foi homenageado por alunos, professores e artistas.

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) foi autorizada, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), a celebrar convênio com a prefeitura de Ubaíra para reforma do Estádio Municipal Mário Muniz Monteiro.

Mais ações

Nos últimos cinco anos, o Governo da Bahia entregou em Ubaíra diversas obras importantes, como a construção de 36 unidades habitacionais e uma praça, além da recuperação da pavimentação de vias da cidade. Somadas, essas obras estão orçadas em mais de R$ 2 milhões.

Repórter: Lina Magalí