Na tarde desta terça feira (11), o governador Rui Costa se reuniu com o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, para discutir detalhes do convênio destinado à reconstrução de casas destruídas pelas chuvas que atingiram o sul da Bahia.

O prefeito e a secretária municipal de promoção social, Andrea Castro, trouxeram para a análise da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) fotos das casas e áreas atingidas, cadastro das famílias que residiam em cada casa e a planta do terreno onde deverão ser construídas as novas unidades.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Segundo Augusto Castro, mais de 5 mil pessoas ficaram desalojadas em Itabuna. Para recuperar as vias urbanas atingidas na enchente, Rui autorizou R$ 10 milhões de pavimentação asfáltica em toda a cidade. “O governador está buscando alternativas junto à Conder sobre qual é o melhor formato para as reconstruções de 1100 habitações na cidade. Está sendo avaliado se construiremos casas ou apartamentos. Quanto à infraestrutura, ele nos deu um apoio importante na reconstrução das nossas ruas e vias vicinais”.

Rui afirmou que espera, já na próxima semana, iniciar o processo de reconstrução das casas nas cidades atingidas. “Concluímos uma reunião agora com técnicos da Conder, para discutirmos o melhor formato e iniciarmos a reposição das casas daquelas pessoas que perderam seus lares. A ideia é que, já na semana que vem, a gente faça a convocação para que o mercado imobiliário ofereça os serviços”.

As cidades de Itambé, Ibicaraí, Ibirataia, Ipiaú e Ubatã também já demonstraram interesse em formalizar o convênio com o Governo do Estado para reconstrução das casas.