Governo do Estado realiza encontro entre gestores de Unidades de Conservação da Bahia
Foto: Divulgação/Sema

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizaram, entre os dias 21 e 23/11, no Parque das Dunas em Salvador, o Encontro de Gestores das Unidades de Conservação do Estado da Bahia. Com a participação de gestores e servidores que atuam no suporte à gestão das UC’s, a reunião teve por objetivos alinhar diretrizes e procedimentos para a elaboração do Planejamento Estratégico Participativo, mapear experiências exitosas em cada unidade, bem como, debater e propor alternativas para as principais dificuldades administrativas enfrentadas pelos gestores.

Durante cerimônia de abertura, a diretora-geral do Inema e chefe de gabinete da Sema, Daniella Fernandes, agradeceu a participação dos servidores e destacou a importância do encontro. “A qualificação e o nivelamento de conhecimento e procedimentos, entre o corpo técnico, são essenciais para o sucesso na execução das mais diversas competências relacionadas à rotina da gestão de uma UC. São atividades como autorização de pesquisa, apoio na elaboração e implementação de planos de manejo, emissão de anuência e orientação prévia, dentre outras”, ressaltou.

Conforme a diretora de Sustentabilidade e Conservação do Instituto, Jeanne Sofia, este é um momento de consolidar, junto aos gestores das Unidades de Conservação, as ações para os próximos anos. “O Brasil volta ao protagonismo mundial nas discussões sobre as mudanças climáticas, na 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas, a COP 27, quando o governo recém eleito assumiu compromissos objetivos para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono, inclusiva e responsável. Os gestores das unidades de conservação são atores fundamentais para que a UC alcance efetivamente os objetivos de sua criação”, explicou.

Foto: Divulgação/Sema

No Brasil, a gestão das UCs é regida pela Lei 9.985 de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), atualmente o Inema é responsável pela gestão de 45 UC`s estaduais e cerca de 40 servidores alocados em diversas regiões do estado e que atuam diretamente nestas unidades. Os participantes contaram com uma programação diversificada, abordando temas relacionados ao licenciamento, panorama para elaboração do Plano de Manejo, as normas e monitoramento de visitantes, como implementar ações de Educação Ambiental, procedimentos para atendimento a ocorrências envolvendo animais silvestres, escuta participativa para definições de cursos para Gestores e Conselheiros, entre outros.

O coordenador de Gestão de Unidades de Conservação do Inema (CGEUC), Mateus Camilo, ressaltou que o encontro propiciou um melhor entendimento das especificidades administrativas e as realidades vivenciadas por cada gestor. “Foi unânime, entre os presentes, a constatação dos avanços em conhecimento técnico e de procedimentos, alcançados ao final do encontro. Uma oportunidade para promover a interação e ampliar o diálogo sobre as atividades realizadas, fortalecendo as práticas de gestão integrada e participativa, tendo em vista a abrangência de atuação do Inema, que contempla todos os biomas nas principais regiões do estado”, pontuou.

Em seu primeiro ano na gestão da APA Serra Branca, situada no município de Jeremoabo, a servidora Sindi Maqueise, mostrou-se entusiasmada com o aprendizado nos três dias de capacitação. “Parabenizo a toda equipe da Disuc por esta iniciativa, foram dias de muito conhecimento com palestras que atenderam às expectativas de todos os colegas, especialmente para mim que estou entrando agora na gestão para o biênio 2022/2023. É uma APA com particularidades que exigem uma atenção especial, tanto do poder público quanto da sociedade, por ser uma área de Caatinga com ocorrência da Arara Azul de Lear, espécie ameaçada de extinção”, enfatizou.

Fonte: Ascom/Sema