Padrão construtivo das novas escolas da rede estadual é destaque em reunião do Consed, em Brasília
Foto: Mariana Leal/Consed

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) promoveu, nesta quinta (1º), em Brasília, a última reunião ordinária do ano. Dois temas principais foram discutidos pelos gestores: recomposição da aprendizagem, com troca de boas práticas entre as redes; e educação híbrida, com apresentação de soluções tecnológicas utilizadas pelos estados. O encontro foi coordenado pelo presidente do Consed e secretário da Educação do Estado do Espírito Santo, Vitor de Angelo, e teve como um dos destaques o novo padrão construtivo das novas escolas da rede estadual da Bahia.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Danilo de Melo Souza, que participou do encontro, mostrou a infraestrutura e os projetos estruturantes ofertados nas novas escolas da rede estadual de ensino. Ele lembrou que foram planejados estrategicamente para ofertar melhores condições de trabalho aos educadores e profissionais da Educação, além de condições ideais de aprendizagem aos estudantes.

“O Programa de Edificações Escolares tem como fundamento um novo padrão de qualidade social da escola pública nas suas diversas dimensões políticas e pedagógicas, com foco absoluto no desenvolvimento e na inclusão das comunidades escolares. São mais de cinco bilhões de reais investidos pelo governo Rui Costa, que consolidam a oferta da Educação em Tempo Integral no Estado e marcam uma nova escola com ambientes confortáveis, amplos e sustentáveis, com bibliotecas, laboratórios, ginásios poliesportivos, piscinas, refeitórios e outros equipamentos”, pontuou o secretário.

O secretário Danilo também disse que, para além de toda essa estrutura física, tecnológica, administrativa e pedagógica que está sendo ofertada nas novas escolas, os estudantes também continuam beneficiados com uma série de programas e projetos estruturantes. “O que vivenciamos na Bahia é uma revolução qualitativa e quantitativa, que inclui uma série de políticas de assistência e permanência dos estudantes na escola, para assegurar a todos o direito de aprender. Dentre os programas ofertados pelo Governo da Bahia estão o Bolsa Presença, o Mais Estudo, o Dignidade Menstrual e o Educar para Trabalhar, além do reforço na alimentação escolar”, destacou.

Fonte: Ascom SEC