Foto: Manu Dias/GOVBA

Com sete dias de folia, o Circuito Mestre Bimba já é tradicional do Carnaval da Bahia. Para manter a tradição, o Governo do Estado, por meio da  Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), apoia a folia do bairro, além da festa em Paripe e a Mudança do Garcia.  

O Circuito Mestre Bimba, no Nordeste de Amaralina, tem o status de maior carnaval em bairro de Salvador. Na última edição,  foram 72 blocos carnavalescos inscritos, com média diária de 30 mil foliões, de acordo com dados da Associação de Blocos Carnavalescos do Nordeste de Amaralina (ABCN). Este ano são 68 blocos e quatro projetos, ao longo de sete dias de folia. 

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

O Carnaval de rua do Nordeste de Amaralina é marcado pela pluralidade, com blocos puxados por minitrios. No local, bloco infantil, de samba, travestidos, de reggae, em defesa do público LGBTQIA+ e das mulheres. 

Festa em Paripe e na Mudança do Garcia

O Governo do Estado também vai apoiar o Carnaval de outras localidades. A folia em Paripe acontecerá em três dias (de sexta-feira, dia 17, até domingo, dia 19) com cerca de cinco atrações diárias, a exemplo de Nossa Juventude, Raça Pura, Vitêra, Os Africanos e Cola Comigo. Na sexta, acontece ainda o arrastão das Puritanas saindo da Praça João Martins. No sábado e no domingo, a festa é no trio.  

A Mudança do Garcia vem com o tema #Democracia. Como já é tradição, terá os protestos abertos, além de mascarados e brincantes e, principalmente, representações de figuras que simbolizam personalidades políticas locais e nacionais. A Mudança homenageará, também, o Centenário de Osmar Macedo e trará, no Trio Oficial, cedido pelo Governo do Estado, diversas atrações como Armandinho Macêdo, Jerônimo Santana e Sarau do Badá. 

Fonte: Ascom/Sufotur