Foto: Divulgação/GOVBA

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), está com a campanha ‘Você também pode ser um guardião da infância’ durante o Carnaval de Salvador de 2023. O trabalho da delegacia consiste em realizar o cadastro de crianças que estão na folia da capital baiana no banco de dados dos Postos Servir das unidades de segurança para facilitar a localização dos pequenos nos circuitos da festa.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Nos dias do Carnaval, a Dercca vai funcionar 24 horas, com uma equipe multidisciplinar, que conta com serviço de assistência social e de psicologia. Servidores da delegacia especializada também estarão atuando nos circuitos da folia. Segundo a delegada titular da Dercca, Simone Moutinho, os agentes de segurança têm ido às ruas para sensibilizar a população sobre o tema, com informações sobre exploração do trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e fiscalizar comercialização de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes.

“Estamos orientando a população para antes de chegarem ao circuito cadastrarem as suas crianças. Temos postos especializados, chamados de Posto Servir. No ato do cadastramento elas ganham uma carteirinha com o nome da criança, o número do boletim de ocorrência e um QR Code. Caso aconteça uma emergência e essa criança se perca da família, aquele que encontrar a criança, aponta a câmera para o QR Code, e é direcionado a um Posto Servir mais próximo. Lá a gente consegue localizar a família e entregá-la ao seu representante legal”, explicou a delegada.

A campanha acontece desde o dia 10 de fevereiro, com ações no Salvador Shopping, Estação Nova Lapa, Expo Segurança, Furdunço e Fuzuê. Nas festas de rua que antecederam o Carnaval, os profissionais da unidade realizaram trabalhos de conscientização, explicando aos foliões a atuação da Dercca. No totem da Polícia Civil da Estação Nova Lapa também foram realizados cadastros das crianças.