Foto: Divulgação/GOVBA

No Carnaval 2023, 165 agentes de informação, incluindo intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e 60 guias de turismo bilíngues atuam nos circuitos da folia em Salvador, para prestar orientações a soteropolitanos e visitantes. Os serviços integram as ações do Governo do Estado durante a festa, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), que leva para os circuitos o projeto ‘Bahia Receptiva’.  Os agentes de informação foram selecionados pela Setur-BA e participaram de um curso de capacitação em atendimento aos foliões. Os guias já possuem experiência na atividade e são registrados no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). 

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Equipes de receptivo atuam durante todos os dias da folia momesca, nos três postos fixos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no aeroporto, na rodoviária e no Terreiro de Jesus, no Pelourinho; nos quatros postos avançados SAT Carnaval, na Barra, Ondina, Campo Grande e Praça Municipal; e em nove hotéis. Baianas típicas e a bateria do bloco afro Muzenza dão as boas-vindas aos visitantes. 

“Nos receptivos prestamos informações àqueles que nos visitam, dando segurança, qualificando nosso destino e fidelizando aqueles que nos visitam. As informações compreendem as 13 zonas turísticas do estado, sobre os circuitos do Carnaval, atrações turísticas, hotéis e restaurantes”, explica o secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar. O SAT também coleta informações sobre a origem do turista, quanto tempo vai passar e quais destinos vai visitar; essas respostas servirão para traçar ações futuras da Setur-BA. 

A novidade deste ano é que os foliões têm à disposição a tecnologia do ‘Carnaverso’, usando o celular nos SATs. Através de um QR Code, é possível acessar filtros para o Instagram, se caracterizando com fantasias de blocos tradicionais, além de compartilhar a brincadeira entre os amigos da rede social. A iniciativa faz parte de um projeto piloto desenvolvido pela Setur-BA, em parceria com o Senai/Cimatec, que visa usar a realidade virtual como ferramenta para divulgar o destino Bahia, em eventos nacionais e internacionais.  

André Pinon, empresário paraense, está pela segunda vez na festa momesca da capital baiana e fala da sua experiência depois de acessar o QR Code, no desembarque do aeroporto. “Muito legal, uma vibe diferente, com os filtros do instagram, fizemos fotos lindas que vou postar agora pra chamar todo o povo do Pará para o Carnaval de Salvador”, declara o empresário, que já adquiriu abadás e ingressos para camarotes no circuito da festa.