Foto: Divulgação/SPM

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM) inaugurou nesta quarta e quinta-feira (15 e 16), as Unidades Móveis que prestarão serviço às mulheres vítimas de violência e agressão durante o carnaval de Salvador.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

As Unidades Móveis estão instaladas em Ondina e no Pelourinho. Um ônibus de atendimento está estacionado na Avenida Milton Santos, em frente às Gordinhas, e atende das 16h até a meia-noite. O outro veículo vai ficar em frente à Câmara Municipal de Salvador, com funcionamento das 14 às 22 horas. As Unidades Móveis prestam orientação às mulheres sobre os diversos tipos de violência, agressões e assédio. Ao todo são seis pessoas que trabalham em cada unidade para atender e encaminhar as mulheres, dentro de um fluxo de acolhimento multidisciplinar com serviço jurídico, de saúde e psicossocial.

A partir da recepção, é feita uma coleta de dados pessoais e as agentes de SPM-BA fazem o levantamento básico da violência sofrida pela mulher. Depois disso, há o direcionamento para os serviços de acolhimento e triagem, quando é feita uma escuta mais qualificada e o preenchimento de uma ficha para o encaminhamento aos serviços da rede socioassistencial, de saúde e defensoria pública. Em todas as etapas, são priorizadas as mulheres gestantes, com deficiência, com crianças de colo e idosas.

São parceiros da SPM-BA no carnaval, a Defensoria Pública, o Ministério Público, a Ronda Maria da Penha, o Tribunal de Justiça, o Hospital da Mulher, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Segurança Pública, as prefeituras do interior, CRAM e CREAS.

FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES MÓVEIS

Unidade móvel – Ondina | Em frente às Gordinhas

Funcionamento | Todos os dias de carnaval, das 16h às 00h.

Unidade móvel – Pelourinho | Em frente à Câmara de Vereadores

Funcionamento | Todos os dias de carnaval, das 14h às 22h.

Fonte: Ascom/SPM