A qualificação no Circo é dos projetos estruturantes da Coordenação de Artes Circenses da Funceb/SecultBA, tendo o intuito de promover a interlocução entre o Circo Novo, artistas circenses que não vivem sob a lona e geralmente possuem residência fixa, e o Circo Tradicional, artistas circenses itinerantes, possibilitando uma troca de conhecimento.

O Edital é de fundamental importância devido à urgência que esta linguagem exige do Estado. É uma linguagem que precisa ser fortalecida, visibilizada, e este edital é um começo deste novo fôlego que os circos itinerantes e profissionais circenses precisam. A coordenadora de Artes Circenses da Fundação Cultural do Estado (Funceb), Laisa Ferreira, tem mais informações sobre o edital.

A iniciativa é resultado da determinação do Governo do Estado em reconhecer, valorizar e apoiar a atividade circense na Bahia, entendendo a importância desse segmento para a cultura baiana e, por isso, possibilita a troca de saberes entre os artistas, ampliando o acesso do público e também potencializando essa importante tradição cultural em todo o estado.